Jornal Correio Braziliense

Música

Vitão lança álbum com 19 faixas que marcam nova fase na carreira

'Toda Manhã: Ato 1' é o primeiro projeto em que Vitão atuou efetivamente como produtor

Nesta sexta-feira (14/4), Vitão lança o álbum Toda Manhã: Ato 1. O lançamento tem seis faixas e é a primeira parte do projeto de 19 músicas que foi dividido em três atos. O disco marca uma nova fase da carreira e as canções retratam ciclos que começam e encerram ao final da última batida.

Na produção, o músico explora sonoridades novas e busca inspiração em diferentes fontes, ritmos e estilos. Além de ousar nas letras e acordes, ele compartilha os sentimentos nas músicas. “Eu ter atuado em grande parte dele como produtor e diretor musical marca a minha nova fase porque, antes, não era algo recorrente no meu trabalho. Isso me deu a chance de experimentar diferentes estilos e ritmos e fazer coisas diferentes do que eu vinha fazendo até então”, disse ele ao Correio em Coletiva de Imprensa.

Vitão mergulhou em diversas formas de arte, o que o ajudou a se expressar e inovar. O álbum, que transita pelo rock, baião e MPB, reflete a fluidez do músico com as suas vivências e aparência. “O público pode esperar uma diversidade infinita de imaginação e muitas faces de mim nesse trabalho. Muitas surpresas, risadas, coisas inovadoras e legais, novos personagens, ritmos, melodias e coisas diferentes do que eles estão acostumados a receber de mim”, ressaltou o cantor na Coletiva.

Além de todas as mudanças na forma de trabalhar, Vitão também passou por uma mudança drástica no visual quando cortou o cabelo. “Eu estou dando a cara, sem nada para me esconder, para o público. O cabelo funcionava como uma cortina para mim, cortar reflete o nascimento de uma nova era no trabalho e na minha vida”, relatou.

O segundo ato do projeto estará disponível em maio e o terceiro, em junho. Além disso, o cantor promete sair em turnê em breve.


Confira o álbum:


Descubra mais sobre as faixas do ato:

Baião

A faixa é o recado inicial do disco e traz sonoridades inspiradas nas obras de Gilberto Gil. Ela foi escrita em parceria com Mariana Nolasco e Gabriel da Big Up. A música mistura a poesia infantil com uma carta de amor quente e sensual e traz muitos universos, refletindo o conceito do disco. “A voz da Mari somou muito. Ela torna a música gostosa de ouvir e, como ela também veio do cover, é muito significativo ela estar comigo”, destacou o cantor.


Toda manhã
A faixa que traz o nome do disco foi inspirada em Michael Jackson, uma das maiores referências do cantor desde criança. A música é um mantra das manhãs e foi produzida em casa. A letra fala sobre relacionamentos e dificuldades de relacionamento entre celebridades.


Coisa de mulher

Coisa de mulher foi feita junto com Srta. Paola e Douglas Moda. O refrão ironiza o ditado machista “coisa de mulherzinha”. As mulheres tiveram muito importância na construção da música. O refrão foi gravado por Ivete Sangalo. “Na época que eu escrevi estava vivendo o machismo de perto no relacionamento com a Luisa Sonza, massacraram ela pela escolha de viver, batiam na tecla de que ela era posse de outro homem e não podia terminar um relacionamento com um homem e começar com outro. Além dela, a minha avó me falou a vida inteira que ensinaram a ela que não podia sentir prazer e que era apenas uma máquina de dar prazer ao homem”, explicou ele. Mesmo reconhecendo que, nem evoluindo a vida inteira, ele vai conseguir entender o que uma mulher passa, o futuro pai tenta refletir: “Posso trabalhar para que aconteça cada vez menos e para que o mundo que a minha filha vai nascer seja um mundo melhor, que ela não vai ter que passar tanto por isso”.

 

O Sol Se Foi
Essa música foi feita enquanto Vitão assistia a um pôr do sol em 2020. Ela também foi produzida por ele e é uma música de amor. Ela faz referência à música Rapte-me Camaleoa, de Caetano Veloso, além de citar nomes de grandes referências como Tim Maia e Djavan. Maycon Ananias escreveu um arranjo de orquestra para acompanhar essa faixa.


Ela faz ioga

A faixa traz vocais da Srta. Paola e foi produzida pelo cantor e por Adelino Costa. O samba rock, que traz referências melódicas de Jorge Benjor e Seu Jorge, fala sobre uma professora que ele conheceu no Rio de Janeiro.


Queria te dizer

A composição com Luisa Sonza é muito sensível, traz muita genuinidade e verdade. A música, que encerra o primeiro ato, reforça o tom do disco.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.