O baterista e compositor brasiliense André Togni marca o lançamento do novo álbum Sertão com show gratuito, na sexta-feira (14/4), na Escola de Música de Brasília. O álbum estará disponível também em todas as plataformas digitais de música na mesma data.
O trabalho apresenta 11 faixas autorais inéditas nas quais o improviso e a composição estão presentes de uma forma orgânica, envolvendo cada componente ao extremo de sua criatividade, conferindo uma estética única e inovadora.
Para o projeto de gravação, André Togni convidou os músicos Paulo Dantas (contrabaixo), Rodrigo Bezerra (guitarra) e Carlos Cárdenas (saxofone). “O álbum surge com a proposta de criar composições espontâneas. A música vai se formando no momento em que os quatro elementos (contrabaixo, guitarra, saxofone e bateria) se encontram, carregados das estéticas, gostos e linguagens de cada músico”, explica o baterista em nota de divulgação.
Sertão segue a linha de valorização das mais diversas vertentes culturais oriundas de diferentes locais do Brasil e da América Latina. O Jazz também exerce influência significativa no trabalho do artista. O gênero musical que chegou ao Brasil nos anos 1950 pela influência afro norte-americana nasceu em Nova Orleans (EUA) e até hoje é marcado pela falta de linearidade e improvisação, características da nova obra de André Togni.
O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF). Mais informações pelo site oficial do artista.
Sobre André Togni
O baterista, compositor e produtor musical André Togni tem formação em jazz e pesquisa a cultura popular brasileira há muito tempo. Ganhou o Prêmio Tim 2005 como produtor musical e percussionista pelo Grupo Casa de Farinha. Participou de diversos festivais no Brasil, Estados Unidos e Europa. Com influências de ritmos africanos e orientais, aprofundou-se ainda mais na música que sempre o inspirou: o jazz. Em 2010, lançou o seu 1º álbum intitulado Lugar de Sal, com uma linguagem moderna que proporciona “leveza, ao mesmo tempo que experimenta tensões rítmicas e harmônicas", ressalta o músico. Lugar de Sal faz uma reinterpretação do jazz contemporâneo com ritmos da cultura popular brasileira com uma abordagem focada em que a voz principal passa de um instrumento para outro como um diálogo de três vias, podendo soar grandioso ou introspectivo, dramático e lúdico.
Serviço:
Show de André Togni Quarteto - lançamento do álbum Sertão
Sexta-feira (14/4) às 19h no Teatro de Câmara Galvão/ Escola de Música - SGA/Sul Quadra 602 - Asa Sul Brasília.Entrada franca. Classificação Live para todos os públicos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.