Jornal Correio Braziliense

Programa

'Linha Direta': relembre a lista de apresentadores do programa da Globo

Com estreia marcada para o dia 4 de maio, a atração será veiculada sempre após a série Cine Holliúdy, e promete manter os mesmos modelos de quando foi ao ar no auge do seu sucesso

O programa Linha Direta está de volta à programação da Globo após 15 anos. A atração será apresentada por Pedro Bial, e reunirá dois casos policiais, um que já foi solucionado pela polícia, e outro que está em aberto na Justiça, a cada episódio.

Com estreia marcada para o dia 4 de maio, a atração será veiculada sempre após a série Cine Holliúdy, e promete manter os mesmos modelos de quando foi ao ar no auge do seu sucesso, no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

O Linha Direta foi criado com inspiração em programas sobre crimes dos Estados Unidos, como Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries, exibindo dois casos, com detalhes sobre a cobertura jornalística e seus desdobramentos. Nesta versão, Pedro Bial deve realizar entrevistas em diferentes locais com pessoas envolvidas nas tramas, como familiares das vítimas.

Ao longo da sua transmissão original, o Linha Direta já contou com outros apresentadores. Abaixo, o Observatório dos Famosos reuniu uma lista. Confira:

Hélio Costa

A primeira fase de Linha Direta durou apenas quatro meses, de março a julho de 1990, com exibição às quintas-feiras, na faixa das 22h50 às 23h50, sob apresentação de Hélio Costa, atual político e ex-Ministro das Comunicações do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2005 e 2010.

Marcelo Rezende

Nove anos depois, a Globo trouxe o Linha Direta ao ar, com apresentação do saudoso jornalista Marcelo Rezende, entre maio de 1999 e agosto de 2000. No ano seguinte, ele foi contratado pela RedeTV!, e substituído por Domingos Meirelles, que tornou o programa policial ainda mais marcante na memória dos brasileiros. Ele morreu em setembro de 2017, aos 65 anos, vítima de um câncer no pâncreas e fígado.

Domingos Meirelles

Domingos Meirelles assumiu o comando da atração, e permaneceu até 2007. A influência do programa na sociedade brasileira foi gigantesca, ao ponto de representantes do Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos e parentes de vítimas de crimes impunes entregarem à Globo um abaixo-assinado solicitando a permanência do Linha Direta na programação da emissora.