Brasília recebe neste mês a exposição Brumadinho de Braços abertos, que apresenta, em grandes painéis, as belezas e riquezas culturais, naturais e históricas de uma das mais principais cidades históricas de Minas Gerais. As obras serão montadas no dia 10 e ficarão disponíveis até o dia 14 de abril no saguão principal da Câmara dos Deputados, com entrada gratuita.
A programação apresenta obras do carioca Kadu Niemeyer, que é o fotógrafo oficial do acervo de obras do avô, o arquiteto Oscar Niemeyer.
A exposição se baseia em um livro com o mesmo nome, Brumadinho de Braços abertos, lançado em julho de 2022 durante o Festival de Inverno de Casa Branca, distrito turístico de Brumadinho. Após o lançamento, que causou sucesso nos registros, foi estudado a possibilidade de levar as obras para o Brasil e apresentar a beleza da cidade, que ficou mais conhecida no país pela tragédia ambiental de 2019.
- Mais de 100 mortos e poluição: tragédia em Brumadinho completa uma semana
- Número de mortos da tragédia de Brumadinho salta para 157
As fotografias já passaram pelo Aeroporto Internacional de Confins, no final do ano de 2022, e pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no início de março.
Depois de Brasília, a exposição continuará viajando o Brasil o país, e segue para aeroportos das cidades de São Paulo, Salvador e Porto Alegre.
A amostra conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, ESHOW promoções e a ONG Avabrum — Associação dos familiares de vítimas e Atingidos da tragédia do rompimento da barragem mina córrego feijão de Brumadinho.
- Exposição: Brumadinho de Braços abertos
- Local: Saguão Principal, da Câmara dos Deputados
- Data de abertura: 10 de abril
- Encerramento: 14 de abril
- Entrada gratuita
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori