Literatura

Mauricio de Sousa perde eleição da ABL para Ricardo Cavaliere; confira

Quadrinista declarou que está tranquilo com o resultado e continuará realizando o que mais gosta: "Conquistar leitores e ajudar a alfabetizar crianças no Brasil".

Davi Cruz*
postado em 27/04/2023 18:08 / atualizado em 02/05/2023 11:36
 (crédito: Reprodução/Instagram/@mauricioaraujosousa)
(crédito: Reprodução/Instagram/@mauricioaraujosousa)

O autor e desenhista Mauricio de Sousa não foi eleito como imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (27/4). Aos 87 anos, o quadrinista perdeu a vaga para o filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, em disputa que também incluía o jornalista James Akel. 

Cavaliere vai ocupar a cadeira 8, que pertenceu à escritora Cleonice Berardinelli, acadêmica mais longeva da instituição. Na semana passada, Heloísa Buarque de Hollanda foi eleita para a outra vaga que estava aberta. Em vídeo, o criador da Turma da Mônica parabenizou o filólogo por ingressar na ABL e comentou sobre o processo de eleição à vaga. Confira abaixo na íntegra.

“Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura. Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras. Um grande abraço a todos que lutam pela valorização dos autores e, principalmente, pela formação de leitores neste nosso Brasil”.

Apesar das eleições da ABL serem secretas, as expectativas eram altas com certo favoritismo para Mauricio. O escritor Paulo Coelho, por exemplo, no último domingo (23/4), apoiou o quadrinista e declarou voto por meio do Twitter.

Maurício de Sousa é o primeiro e único quadrinista do mundo a integrar uma academia de letras, no caso, a APL (Academia Paulista de Letras). Em uma carta destinada aos imortais, o escritor havia defendido a candidatura dizendo que os personagens criados por ele ajudaram a despertar o interesse pela literatura em várias gerações de brasileiros.

Trajetória de Ricardo Cavaliere

Cavaliere é graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1975, tornou-se mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) em 1990 e doutor em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas), em 1997.

Ricardo fez estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), sob supervisão do Acadêmico ocupante da Cadeira nº 33, professor e filólogo, Evanildo Bechara.

O filólogo é membro da Academia Brasileira de Filologia, do Conselho Editorial da Editora Lexikon e da Editora Lucerna. Também é membro da Revista Todas as Letras e diretor da Revista Confluência.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE