A banda Quebraqueixo retorna com o Festival Itinerante Rock e Quadrinhos nesta sexta-feira (28/4). O projeto, elaborado pela banda brasiliense e financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), promove educação, cultura e entretenimento para alunos da rede pública do Distrito Federal. As primeiras versões do festival ocorreram entre 2014 e 2016, perfazendo 25 edições. O itinerário completo de datas e escolas vinculadas ainda não foi divulgado.
O Festival tem duas etapas, a primeira é uma oficina ministrada por Evandro Vieira, que além de vocalista da banda também é artista gráfico. Os alunos poderão aprender o básico da produção de histórias e mquadrinhos e assim se sentirem incentivados a persistirem na criação de novas histórias por conta própria. Na segunda etapa, a banda se une para fazer uma apresentação de 30 minutos para os alunos da escola, com faixas dos dois CDs e materiais inéditos.
O projeto se estenderá por 20 escolas públicas de Ensino Médio de oito regiões administrativas do DF: Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Plano Piloto. O evento é gratuito e exclusivo para a comunidade escolar de cada instituição de ensino.
Em todas as edições se destacam alunos, mas alguns são impressionantes, relata Evandro, ao Correio, sobre as edições anteriores. "Fiquei bastante impressionado com uma turma que participou de uma oficina no CED 07 de Taguatinga. Todos eram muito talentosos, inclusive ganharam um prêmio da Fiocruz com uma HQ coletiva sobre ISTs e gravidez na adolescência ", diz Evandro.
Evandro afirma que futuramente gostaria que permitissem que os alunos publiquem as produções. "Pretendo incluir a capacitação nos editais do FAC para que esses estudantes possam publicar seus trabalhos". Evandro conta que começou a produzir as próprias HQs ao ter contato com a cena de quadrinhos na capital. "Lá por 2010 foi quando percebi como as HQs são uma forma de expressão democrática e acessível."
A banda Quebraqueixo é composta por Evandro Vieira (voz), Paulo Mattos (guitarra), André Bermak (bateria), Herman Antunes (baixo). A ideia do Festival Itinerante Rock e Quadrinhos surgiu a partir do segundo álbum da banda, A Banda Desenhada, lançado em 2011. Contou com a participação de 14 quadrinistas de Brasília ao adaptar as letras das músicas do quarteto para os quadrinhos. A banda recebeu o apoio do FAC para realizar uma série de oficinas de quadrinhos que se transformaram no festival itinerante.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Serviço
As próximas datas previstas são de duas escolas da região do Guará: 28 de abril: no CEM 1 (QE 7, Conjunto M, Área Especial, Guará 1): oficina às 15h15 e show às 16h20. 13 de maio: no CED 4 (QE 09, Área Especial D, Guará 1): oficina às 13h30 e show às 15h.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.