Diversidade

Primeira Barbie que representa pessoas com síndrome de Down é lançada

A nova boneca faz parte da linha Barbie Fashionista, da Mattel, que defende diversas representações de beleza e aparência

Correio Braziliense
postado em 25/04/2023 15:39 / atualizado em 25/04/2023 15:46
 (crédito: Reprodução/Instagram @elliejg16_zebedeemodel)
(crédito: Reprodução/Instagram @elliejg16_zebedeemodel)

A fabricante de brinquedos Mattel anunciou, nesta terça-feira (25/4), o lançamento da primeira versão da boneca Barbie representando uma pessoa com Síndrome de Down.

A boneca faz parte da linha Barbie Fashionistas, que busca representar diversas modelos de beleza e aparência.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MATTEL (@mattel)

A nova Barbie foi criada em colaboração com a National Down Syndrome Society (NDSS) para garantir que ela represente com precisão uma pessoa com Síndrome de Down.

"Isso significa muito para nossa comunidade, que, pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles. Essa Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo em frente para a inclusão, é um momento que estamos comemorando", declarou Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS.

Com vestido com mangas bufante, desenhos de borboletas e cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down, a boneca apresenta ainda o rosto mais arredondado, orelhas menores, ponte nasal plana, olhos ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa.

Outras características frequentemente associadas às pessoas com Síndrome de Down que foram incluídas na Barbie foram as palmas das mãos com uma única linha e uma órtese rosa no tornozelo (algumas crianças usam órteses para apoiar seus pés e tornozelos).

Já o colar da boneca, tem um pingente rosa com três chevrons para cima, símbolo que une a comunidade e representa as três cópias do cromossomo 21, material genético que causa as características associadas à Síndrome de Down.

"Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as encoraja a brincar com bonecas que não se parecem com elas", disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel e chefe global de barbie & dolls, em comunicado.

Ela disse ainda, que com a boneca, a Mattel tem o objetivo de "combater o estigma social por meio da brincadeira". "Brincar de boneca fora da própria experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia… Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com Síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira", pontuou.

  • Linha Barbie Fashionista da Mattel Divulgação/Mattel
  • Barbie com síndrome de Down Divulgação/Mattel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE