O aniversário de Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) será marcado pela palestra e exposição do fotógrafo Walter Firmo. A conversa será aberta ao público e conta com a participação da curadora Janaina Damaceno e da pesquisadora e professora Mariléa de Almeida. Além disso, esta conversa é parte da exposição “Walter Firmo no verbo do silêncio a síntese do grito”, em cartaz até o dia 25 de junho.
A conversa tem o objetivo de contar a trajetória do artista e a importância do trabalho dele para a fotografia brasileira. Walter é conhecido como o mestre da cor e já tem 70 anos de fotografia. Em suas obras, o artista exalta a população e cultura negra de várias regiões do Brasil. Em nota de divulgação, ele afirma que fotografa músicos, operários, festas, e os coloca como destaque, honrados e que eles são pessoas que ajudaram a construir o país para chegar onde ele chegou.
O artista conta que é uma dessas pessoas negras, trabalhadoras e gentis. “Nós somos a criação desse país e fizemos esse país”, explica. Ele ainda diz que viu a cidade nascer e fotografou o arquiteto e ex-presidente Juscelino Kubitschek.
O fotógrafo fez as famosas fotos do Pixinguinha sentado na cadeira de balanço e a primeira série de fotos do artista Arthur Bispo. A exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, e de Brasília vai para Fortaleza e Belo Horizonte. O evento é uma parceria entre o Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista) e o CCBB.
Estagiário sob supervisão de Pedro Ibarra
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.