O projeto colaborativo A Lenda Tainá-Kan será lançado às 19h desta quarta-feira (19/4), no buteco Cruls, na Asa Norte. A iniciativa é uma parceria entre as cervejarias Cruls e Nacional, além da CERROPS Lúpulos do Cerrado, que visa homenagear todos os povos indígenas do país.
Na tradição, a Lenda Tainá-Kan era uma grande estrela que foi ao encontro do povo indígena Karajá e lhes transmitiu o dom da agricultura. Inspirada na lenda, a collab apoia a luta por valorização, respeito e preservação da cultura dos povos originários que ocupam o território brasileiro.
“Ajudar a contar uma lenda que se passa no Cerrado, onde estão as nossas raízes, é uma forma de reforçar ao mundo cervejeiro a necessidade de apoio à luta indígena por respeito, valorização e melhores condições de vida”, afirmou João Marcelo Marins, sócio da CERROPS.
A Lenda Tainá é produzida com insumos nacionais, em fábricas da Cruls no Distrito Federal e em São Paulo. A cerveja é considerada um single hop de corpo leve, aromático e com amargor equilibrado. De acordo com os fabricantes, ela leva lúpulo Comet cultivado no Cerrado e mandioca — em referência à alimentação indígena.
"O mais valioso desse projeto está em mostrar a riqueza da história do Brasil e em como precisamos valorizar o que é local. Em um único projeto, conseguimos unir duas cervejarias que ainda não haviam trabalhado juntas, uma produção local de lúpulo, a maior produtora nacional de maltes e uma empresa brasileira de biotecnologia. Tudo isso para elaborar uma excelente cerveja e contar uma história riquíssima, muito pouco conhecida", destacou Pedro Capozzi, sócio da Cruls.
Para Marcos Braga, cervejeiro da Nacional, a brasilidade do projeto reforça a importância da cultura do nosso país. Ficamos muito contentes com esse projeto proposto pela CERROPS. Faz parte da história da Nacional valorizar a pluralidade da cultura brasileira e trazer isso para o meio cervejeiro. Nesse projeto, conseguimos, ao mesmo tempo, contar uma lenda da cultura Karajá e trazer aos consumidores a experiência inovadora de experimentar um lúpulo fresco e nacional", disse.
Doações
A Lenda Tainá-Kan também tem o apoio do Instituto LeftBank, que viabilizou um canal direto para que sejam feitas doações à Associação da Aldeia dos Karajás de Aruanã (AAKA). O rótulo das latas possui um QR Code que direciona para o site do projeto, onde é possível fazer doações.
“Temos o compromisso de resgatar, com urgência, a dignidade dos nossos povos indígenas. Nossa história, como nação, começa com eles. Cuidar e zelar dos direitos dos povos originários, além de primordial, é dever de todos os brasileiros. Estamos muito felizes em poder contribuir e disseminar essa ideia, estimulando mais e mais pessoas”, afirmou a presidente do Instituto, Rosângela Caino.
Por isso, serão realizados dois eventos para o lançamento da Tainá-Kan. Em 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o projeto estará no Boteco Cruls, na Asa Norte. Já no dia 25, será na Cervejaria Nacional, em São Paulo.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.