Literatura

"Gibi não é literatura", diz jornalista que disputa ABL com Maurício de Sousa

Jornalista e diretor de TV e teatro, James Akel disputa a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras com o criador da Turma da Mônica

Pedro Grigori
postado em 16/04/2023 17:11 / atualizado em 16/04/2023 17:11
 (crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)
(crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Jornalista e diretor de TV e teatro, James Akel, 69 anos, disputa a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras com o cartunista Maurício de Sousa, favorito para o posto de imortal. Em entrevista à Revista Veja, o jornalista criticou os critérios de escolha e disse que a ABL pode "perder sua essência" caso o criador da Turma da Mônica ganhe a cadeira.

Com passagens pela Band, Record e SBT, além de ter dirigido peças como República das Calcinhas e Democracia Sem Vergonha, Akel se diz mais preparado para assumir a cadeira. “O que realmente me motivou foi a candidatura de Maurício de Sousa. Em sua carta, ele diz que 'quadrinhos são literatura pura'. Isso me deixou zangado e decidi me inscrever imediatamente”, disse à Veja.

O jornalista afirma que os quadrinhos estão no campo do entretenimento, e não da educação ou literatura. "No dia em que acabarem os livros, acabou a literatura. A ABL não pode perder sua essência."

Questionado se já havia lido os gibis da Turma da Mônica, Akel disse que sim. "Claro que sim, mas depois de já ter aprendido a ler e a escrever, com o uso dos livros de verdade. Fico assustado quando dizem que os brasileiros se alfabetizam com a Turma da Mônica. Defender isso é uma incongruência."

Disputa pela cadeira

Em março, Maurício de Sousa oficializou a candidatura para à cadeira 8 da ABL, que era ocupada pela acadêmica Cleonice Berardinelli, que morreu aos 106 anos em janeiro.

“A candidatura à ABL é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram”, escreveu Maurício nas redes sociais.

A eleição para a cadeira ocorrerá no dia 27 de abril.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE