O projeto Pandemia e novas mídias: estratégias de enfrentamento para músicas da cultura popular preparou um seminário do projeto na quinta-feira (4/5), a partir das 19h, no Anfiteatro 10 da Universidade de Brasília (UnB). O projeto investigou como artistas da cultura popular do DF sobreviveram durante os anos de pandemia e foi financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
O evento é gratuito e aberto ao público. O projeto foi idealizado pelo pesquisador Filipe Braga, coordenador da pesquisa, e por Juliana Cáceres, pesquisadora, produtora cultural e musicista. Eles queriam mostrar como a pandemia da covid-19 afetou a arte popular do Distrito Federal e enumerar estratégias mais eficazes para o setor cultural em tempos de crise.
Artistas e profissionais da arte popular do DF estarão presentes para relatar experiências e dificuldades enfrentadas durante o período, como oportunidades escassas de remuneração, recursos insuficientes para a sustentabilidade financeira e desafios no processo de virtualização do trabalho. "Os artistas da cultura popular tiveram um desafio ainda maior que os outros porque não tinham mais como fazer atividades na rua e muitos não têm acesso a materiais bons e equipes de produção", explica Filipe Braga.
Saiba Mais
- Diversão e Arte The Voice Kids: brasiliense entra para o time de Carlinhos Brown
- Diversão e Arte BLACKPINK ultrapassa Justin Bieber e conquista marca histórica no YouTube
- Diversão e Arte Inscrições para o 10° Festival de Finos Filmes estão abertas
- Diversão e Arte Pitty e Charlie Brown Jr. animam público brasiliense em festival de rock
Um documentário, dirigido pelo cineasta Guilherme Campos, será lançado no seminário como um dos produtos do projeto. Profissionais da arte popular do DF como Martinha do Coco, Mãe Dora de Oyá, Lirys Catharina, Maíra Brito, Guará, Elias Viana, Cleudes Pessoas, Daniel Pereira e Davi Melo tiveram seus depoimentos filmados para o documentário. "A pesquisa permite o encontro desses artistas e toda cadeia produtiva para compartilhar as estratégias, buscar formas de construir redes solidárias para enfrentar o pós-pandemia e conseguir políticas públicas", observa Filipe.
A produção estará disponível, com acesso gratuito, no site www.pandemiaenovasmidias.com.br. Além do site oficial do projeto e do documentário, será lançado também um catálogo contendo os resultados da pesquisa e a publicação digital de três artigos.
SERVIÇO
Seminário “Pandemia e Novas Mídias”
Dia 4 de maio, às 19h, no Anfiteatro 10 da UnB. Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.