Jornal Correio Braziliense

Cinema

Disney demite Ike Perlmutter, chefe da Marvel Entertainment

O executivo comandou a Marvel nos anos 2000, período em que saiu da falência e se transformou em uma das grandes potências de Hollywood

A Disney demitiu Ike Perlmutter, CEO da Marvel Entertainment. A subdivisão será anexada a outras partes da empresa. Essa é mais uma medida da empresa para reduzir até U$ 5,5 bilhões em custos com o corte de 7 mil empregos.

Ike Perlmutter passou a integrar o time da Marvel em 1992, como membro do conselho de administração. Com a falência da editora, em 1996, o executivo assumiu o comando ao lado de Avi Arad, posteriormente subindo posições dentro da estrutura corporativa, até se tornar CEO em 2005.

O estúdio produziu os primeiros longas do Universo Cinematográfico Marvel sob o comando de Ike, tornando-se uma gigante em Hollywood até ser comprada pela Disney em 2009.

Perlmutter permaneceu no comando da Marvel após a aquisição, mas constantes conflitos com Kevin Feige, presidente do estúdio, resultou no desmembramento do Marvel Studios em relação ao resto da empresa. Ele permaneceu no controle das divisões de TV, que supervisionavam obras como Agents of Shield. No entanto, perdeu poder após o afastamento da parte mais lucrativa da empresa.