Jornal Correio Braziliense

Renato Russo levou o rock de Brasília para o Brasil

Nesta segunda-feira (27/3), Renato Russo estaria celebrando seu 63° aniversário. O cantor e compositor carioca chegou em Brasília quando tinha 13 anos. Foi na capital federal que fez o seu nome e se tornou um dos principais idealizadores da cena do rock de Brasília, com a Legião Urbana.

Um dos maiores nomes do rock brasileiro, Renato Russo faria aniversário nesta segunda-feira (27/3). O cantor e compositor carioca chegou em Brasília quando tinha 13 anos. Foi na capital federal que fez o seu nome e se tornou um dos principais idealizadores da cena do rock de Brasília, com a banda Legião Urbana. Renato estaria celebrando seu 63° aniversário. Ele morreu em decorrência de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, septicemia e infecção urinária, consequências da Aids, em 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro.

Renato ‘Russo’ Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960. Com 13 anos foi morar em Brasília. Começou a compor letras e músicas aos 15 anos, quando por conta de uma doença óssea rara, a epifisiólise, teve que passar muito tempo em casa entre a cama e a cadeira de rodas.

Em 1979, formou sua primeira banda, o Aborto Elétrico, contava com Fê Lemos (bateria), André Pretorius (guitarra) e Renato Russo (baixo). Em 1982, a banda terminou após um desentendimento entre Fê Lemos e Renato Russo, dando origem à Legião Urbana e Capital Inicial.

Em sua formação original, a banda Legião Urbana tinha Renato Russo (vocal e baixo), Marcelo Bonfá (bateria), Eduardo Paraná (hoje conhecido como Kadu Lambach) (guitarra) e Paulo ‘Paulista’ Guimarães (teclado). Esta formação original tocou em apenas um festival, o Rock no Parque. No ano seguinte, Paulista e Paraná deixaram a banda e Dado Villa-Lobos assumiu a guitarra.

Alguns meses após a Legião assinar um contrato com a EMI, em junho de 1984, Renato Russo cometeu uma tentativa de suicídio, na qual cortou o seu pulso esquerdo e não pode tocar baixo por algum tempo. Assim, entrou o baixista Renato Rocha. O primeiro álbum de estúdio da banda foi gravado em outubro daquele ano.

Depois deste álbum de estúdio, o Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985 a banda decolou. Em sua trajetória gravou oito álbuns de estúdio, três ao vivo, dois de compilação, um de vídeo e 23 singles. Tem em sua discografia clássicos como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, que chegaram a virar filme, Tempo perdido, Ainda é cedo, Pais e filhos, Que país é este e muitos outros.

A tempestade ou O livro dos dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último álbum da banda lançado com Renato vivo, o cantor morreu no mês seguinte, em 11 de outubro. Os principais singles do álbum foram A via láctea e Dezesseis.

O último álbum de estúdio da banda, foi lançado em 1997, o Uma Outra Estação, com participações de Renato Rocha, ex-baixista, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso. Antes das seis e As flores do mal foram os principais singles.

Confira uma linha do tempo com as músicas e clipes:

Será - 1985

Tempo perdido - 1986

Angra dos reis - 1988

Há tempos - 1989

Perfeição - 1994

A via láctea - 1996

Antes das seis - 1997

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliensepelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:





Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.