Nesta segunda-feira (27/3), começa o Festival de Cinema Ibero-Americano, com sessões às 19h e 20h30, na Concha Acústica (SCEN, à beira do Lago Paranoá). O evento prossegue até 2 de abril. O festival traz 15 títulos de três países: México, Espanha e Portugal. As sessões terão acesso livre.
Para abrir o festival, acontecerá uma solenidade e coquetel às 19h. Em seguida, às 20h30, serão exibidos os filmes Me farei ouvir e A alma de um ciclista. O primeiro é um curta-metragem sobre a luta de uma mulher para ser ouvida, em uma sociedade que só faz calá-la.
No segundo dia do evento, será exibido Campeões, de Javier Fesser, um filme espanhol de comédia e drama lançado em 2018. Nele, Marco, um técnico de basquete, que tenta evitar o ingresso na prisão, é obrigado a treinar um time de basquete com pessoas portadoras de deficiências de intelecto. Às 20h30, estará em cartaz 1° vez 16mm, de Rui Goulart. Trata-se de um filme português de 2010. No enredo, está Miguel, um diretor estreante, e sua equipe que convive com uma série de problemas, como falta de dinheiro, durante as filmagens do seu primeiro longa-metragem. Sua solução? Usar um formato mais barato, o 16mm.
Na quarta-feira (29/3), é a vez de Não sei dizer adeus, de Lino Escalera, e En la palma de tu mano, clássico mexicano da década de 1950, de Roberto Gavaldón. Não sei dizer adeus conta a história de Carla que vai visitar o seu pai em estado terminal. Chegando lá, percebe que ele está enfrentando confrontos emocionais com seu passado, que incluem a estruturação da família. O clássico mexicano fala sobre Marcos, um vendedor de luvas que começa a se envolver em um esquema criminoso com uma mulher misteriosa.
Na quinta-feira (30/3), será exibido O que arde e La outra. A partir de sexta-feira (31/3), os horários das sessões sofrem uma modificação: Terra de Panderos, às 19h; Enamorada, às 19h30, e La diosa arrodillada, às 21h. No sábado (1º/4) e domingo (2/4), as sessões serão às 15h, 17h e 19h. Serão exibidos, no primeiro bloco, Zoolander 2, Spirit e A alma de um ciclista, e no domingo a sequência A invenção de Hugo Cabret, Coraline e o Mundo secreto e Distinto amanhecer.
* Estagiária sob a supervisão de Ricardo Daehn