Jornal Correio Braziliense

Fotografia

Exposição de fotógrafos italianos revela o Brasil do fim do século 19

A mostra conta com mais de 90 imagens que retratam as transformações do Brasil no fim do século 19 e início do século 20

O público poderá visitar o Brasil do final do século 19 e início do século 20 sem sair de Brasília com a exposição Fotógrafos italianos - No florescer da fotografia brasileira. Essa viagem no tempo está disponível no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) e apresenta, por meio do olhar dos fotógrafos italianos, o cenas captadas há mais de cem anos e trazem paisagens desde o interior da Amazônia até extremo sul do país. 

Serão 90 imagens de nove fotógrafos diferentes, entre eles Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari, Luís Musso. A mostra traz registros captados entre o Segundo Reinado e a Primeira República e documenta as transformações dos habitantes, das paisagens, cidades e da natureza brasileira daquela época.

Vale destacar o trabalho dos fotógrafos Guido Boggiani e Ermanno Stradelli, que documentaram a história do Brasil indígena. São retratos de homens e mulheres, com destaque para pinturas faciais e corporais. A Amazônia brasileira também é retratada nas fotografias de florestas, rios, aldeias indígenas e seus habitantes. Entre os registros, a expedição conhecida como Pacificação dos Crichanás (1884) terá destaque no percurso expositivo.

A mostra, que contribui para a formação de uma identidade visual da nação, foi organizada pelos curadores Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e Livia Raponi, e resultou de uma colaboração entre o CCBB, a Embaixada da Itália em Brasília e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço

Fotógrafos Italianos - No Florescer da Fotografia Brasileira

Durante os dias de 21/3 a 4/6 de 2023, na galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - CCBB, de terça-feira a domingo, das 9h às 20h30. A entrada é gratuita com retirada e ingresso pelo site bb.com.br/cultura. A classificação indicativa é livre.

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.