Eduardo Sued, um dos mestres da pintura abstrata geométrica brasileira, assina as obras da exposição A amplitude da luz, em cartaz na Casa Albuquerque Galeria de Arte. Organizada pela curadora Cinara Barbosa, a mostra conta com as obras mais recentes do artista, sobretudo de 2022, e procura destacar a luz como princípio e elemento que, embora sutil, é relevante na construção da arte.
Apesar de Eduardo não se considerar associado a nenhum movimento artístico em específico, sua produção se relaciona ao concretismo pelo trabalho experimental do espaço, das cores, das formas e do gesto da pincelada sobre a superfície da tela. Com 97 anos e ativo, ainda produz regularmente em seu ateliê no Rio de Janeiro.
Pintor, ilustrador, gravador, vitralista, desenhista brasileiro e professor, Sued teve aula com o pintor alemão Henrique Boese e trabalhou no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer. Também realizou diversas exposições individuais em espaços culturais e museus, como no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1982), Paço Imperial (1992), Museu Nacional de Belas Artes (1994) e no Centro de Arte Hélio Oiticica (1998), Museu Nacional da República Honestino Guimarães em Brasília (1919).
Serviço
Eduardo Sued – A amplitude da luz
Visitação até 15 de abril, na Casa Albuquerque Galeria de Arte. Agendamento prévio para visitas pelo telefone 99885 1030
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.