Jornal Correio Braziliense

Televisão

Manoel Carlos já quase foi demitido após briga feia com chefões da Globo

Autor de novelas de grande sucesso está completando 90 anos nesta terça-feira (14/3)

Manoel Carlos, um dos principais autores de novelas da Globo, está completando 90 anos nesta terça-feira (14/3). Responsável por grandes sucessos da dramaturgia nacional, o autor veterano já enfrentou um momento tenso com a emissora carioca na década de 1980.

Isso porque, após a morte de Jardel Filho, um dos principais atores de Sol de Verão (1982), novela escrita pelo autor, a briga entre o dramaturgo e a Platinada tiveram início, após ele ter solicitado adiantar o fim da novela, o que foi negado.

"A gota d’água foi a morte de Jardel Filho, meu amigo, meu companheiro, meu irmão. Escrevi Sol de Verão especialmente para ele. Tratava-se, realmente, de uma novela biográfica de Jardel Filho. Ele morreu e eu senti muito. Havia muita dor", explicou Manoel Carlos, em entrevista ao jornal Estadão, em 1986.

"Propus à Globo acabar a novela em uma semana. Eles argumentaram que não seria possível. Aumentei para duas semanas. Eles reargumentaram que teria de estendê-la, pelo menos, por mais três [semanas]. Eu disse ‘não’. Não acredito quando falam que ‘o show deve continuar’. Não. Ele tem de ser interrompido quando a dor é muito forte. Tem de se respeitar a dor alheia. Não há nenhuma alegria em ver o circo pegar fogo. Temos, pelo contrário, de ajudar a apagar o incêndio", disse Maneco, que deixou a novela no ar, e Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri escreveram os 17 capítulos finais.

Manoel Carlos explicou, ainda, que a pressão e a cobrança em estender as novelas lhe causavam uma certa revolta. "Havia um certo abuso. Eu me sentia abusado e pressionado 24 horas por dia. Escrever uma novela é viver quase um ano sob pressão constante", desabafou. "Você acaba ficando mais preocupado em escrever capítulos diários do que um bom capítulo. A novela acaba ficando por demais repetitiva, redundante. Você tem de prolongar a história por meses e meses", explicou o novelista.

Após a briga, Manoel Carlos permaneceu longe da Globo durante oito anos, e retornou apenas em 1991, com a novela Felicidade, e continuou na casa, onde escreveu outras tramas marcantes como Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006), Viver a Vida (2009) e Em Família (2014), seu trabalho mais recente – e último.

O post Manoel Carlos já teve briga feia com chefões da Globo que quase causou demissão foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Tags