O ator vietnamita-americano Ke Huy Quan ganhou o Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante". Ele estava sendo indicado por sua performance no filme Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo, de Daniel Scheinert e Daniel Kwan. Quan estava concorrendo com Barry Keoghan e Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inisherin, Brian Tyree Henry, por Passagem e Judd Hirsch, por Os Fabelmans.
Ke Huy Quan era conhecido pelos seus papéis em Indiana Jones e o templo da perdição (1984) e Os Goonies (1985). Sua volta às telonas após 38 anos foi marcada por prêmios e aclamação da crítica, fechando com chave de ouro com sua primeira estatueta da Academia.
- Oscar 2023: produtor mineiro vence categoria de 'Filme Internacional'
- Oscar 2023: Sofia Carson precisou de escolta para usar joia de esmeraldas
- Os 7 melhores momentos do Oscar 2023
Quan nasceu no Vietnã. Por conta da guerra, fugiu do país, em 1978, e foi para os Estados Unidos, junto com a sua família. Viveu na Califórnia, onde foi escolhido para participar de Indiana Jones. Ele tinha apenas 12 anos quando estreou como Short Round no filme. Em seguida, em 1985, fez o Dado em Os Goonies. Desde então, ficou longe das telas.
Inspirado pelo sucesso de Crazy rich asians (2018), o ator decidiu retomar a carreira. A volta às telonas aconteceu em Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo. O retorno foi marcado por diversos prêmios, como o de "Melhor Ator Coadjuvante" em filme no Globo de Ouro e no Critics’ Choice Awards. Além disso, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, também pela categoria de "Melhor Ator Coadjuvante".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.