Jornal Correio Braziliense

Arte

Livro conta a história de Severina dos Bichos, artista popular do DF

Livro conta história de Severina Gonçalves, artista que trabalha com materiais de descarte

Severina Gonçalves é uma artista que dá vida ao descartável. Enquanto, para alguns, o arame de televisão, o floco de pé de algodão, o saco de fruta e de pão, o fio de persiana, a palha e a garrafa plástica são lixo, para a artista são matéria-prima para obras sobre a natureza. Parte desse processo Severina conta no livro Severina dos Bichos - Arte em feitio de Alerta, que será lançado nesta sexta-feira (10/3), às 19h, na Livraria Circulares (113 Norte), em Brasília. A publicação conta a trajetória dessa mulher de 83 anos. 

O livro tem autoria compartilhada com Ana Mago, filha da artesã, e Angélica Torres Lima, jornalista, escritora e poeta. É composto por textos e ilustrações do arquiteto Jordny Bor, neto de Severina, além das fotografias de Kazuo Okubo.

Evidenciando o processo criativo das obras, a publicação reflete uma temática bastante discutida atualmente: investir na sustentabilidade do planeta e valorizar sua fauna e flora por meio da reciclagem. No caso da artista, ela se inspira na natureza para criar esculturas de animais ricas em detalhes, mistura de cores, texturas e significados, com “lixo”.


Nascida no Rio Grande do Norte, Severina Gonçalves do Rego descobriu o talento aos 5 anos, transformando a cera da abelha Jandaíra, semelhante à massa de modelar infantil, em pequenos bichinhos, passarinhos e flores. Aos 10 anos, fez a primeira venda e hoje tem o trabalho exposto em galerias por Brasília. A primeira exposição aconteceu em 2017, no Museu Histórico e Artístico de Planaltina, aos 77 anos.

Em 2021, ela integrou o projeto O Brasil não conhece o Brasil, na galeria DeCurators, com a vitrine nomeada Ninhos, numa parceria com a Galeria Pé Vermelho. No mesmo ano, foi uma das convidadas a integrar a Segunda Cultural do Espaço Cultural T-Bone, com a exposição Passeio na savana, exibida no canal do espaço on-line.

O evento de lançamento conta com a presença da artista homenageada, autoras e colaboradores do projeto, bem como com a exibição de algumas de suas obras de arte. O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal.


Serviço
Lançamento do livro Severina dos Bichos - Arte em feitio de Alerta
Nesta sexta-feira (10/3), às 19h, na Livraria Circulares (CLN 113 Bloco A Lj. 07)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.