Após a morte de Paulo Caruso, o programa Roda Viva, da TV Cultura, fará um rodízio de cartunistas a cada exibição. Os profissionais ocuparão a cadeira do "gênio dos traços", que morreu no sábado (4/3), aos 73 anos. Caruso estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, e tratava de um câncer de intestino.
O cartunista e chargista brasileiro estava no programa de entrevista desde 1987 e desenhava os entrevistados. “O que o Caruso fazia no Roda é único e não é imitável. A agilidade com que ele traduzia as entrevistas em desenho, as conexões políticas que fazia, as referências históricas que brotavam instantaneamente no traço são características únicas, que ele eternizou como linguagem que foi a cara do programa nesses 36 anos”, lembrou a apresentadora Vera Magalhães, da TV Cultura.
- Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos, em São Paulo
- Paulo Caruso: o homem que fazia o Brasil rir
A ideia do rodízio surgiu em conversa da Vera com a direção da emissora e equipe de produção do programa. O irmão gêmeo de Paulo, Chico Caruso, foi o primeiro convidado para estrear o novo formato. No entanto, ele afirmou que não sabe desenhar em tempo real com a mesma agilidade do famoso cartunista.
Vera Magalhães disse que ainda pretende convencer Chico de participar de algum programa, pois a ideia do rodízio é trazer "o que de mais fresco e original que cada artista tiver a oferecer". O primeiro a ocupar a cadeira que Caruso consagrou será o artista Jean Galvão. Ele é chargista da Folha de S.Paulo e do Canal Um Brasil e terá a missão de desenhar a chargista Laerte Coutinho, na próxima segunda-feira (13/3).
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!