Jornal Correio Braziliense

Obituário

Morre Sueli Costa, uma das maiores compositoras da MPB, aos 79 anos

Sueli teve várias de suas composições gravadas por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e Fafá de Belém

Sueli Costa, autora de diversos sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), morreu nesta sexta-feira (3/3), aos 79 anos, no Rio de Janeiro. A importante cantora e compositora é dona de grandes sucessos de Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e Fafá de Belém. 

A artista teve contato com a música desde criança. Com uma família de músicos, sua mãe tocava piano e ministrava aulas de canto. Foi assim que Sueli aprendeu, sozinha, a tocar violão, ao lado dos irmãos. 

Aos 18 anos, escreveu a música Balãozinho, sua primeira composição. Observando a família, a cantora aprendeu a treinar o ouvido e se tornou uma ouvinte de diversos gêneros musicais, como a Bossa Nova, popular na época. 

Sueli conheceu Nara Leão, voz do espetáculo Opinião, no RJ, em 1960. Esse foi o primeiro contato que a artista teve com uma estrela da música. Nos atos 1970, ela começou a compor faixas icônicas da MPB, como Coração Ateu, interpretada por Maria Bethânia. 

O nome da artista começou a fazer parte da elite de compositores da MPB. Ela foi contratada pela EMI e gravou o primeiro disco em 1975, com produção de Gonzahiomja e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. 

Contato com Brasília

Em 1978 Sueli fez o primeiro — e único — show da carreira em Brasília. A apresentação foi ao lado de Simone, na Piscina Coberta de Brasília. Pela parceria vale lembrar que Simone gravou a faixa Jura secreta, um dos maiores sucessos da carreira, escrita por Sueli.

*Com informações da Agência Estado

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!