Jornal Correio Braziliense

Música

Homem que hostilizou Gilberto Gil é intimado pela Polícia Federal

Empresário acusado de perseguir e ofender Gilberto Gil durante a Copa do Qatar responderá a inquérito

O empresário Ranier Felipe dos Santos Lemanche, 43 anos, responderá a um inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o caso de perseguição e ofensas contra o cantor e compositor Gilberto Gil, 80 anos, e sua esposa, Flora Gil, na estreia da seleção na Copa do Mundo do Qatar. Ele será intimado a depor nos próximos dias.

Entre os possíveis crimes cometidos pelo empresário estão discriminação contra pessoa idosa, exibição ou veiculação de informações ou imagens depreciativas ou injuriosas de idoso e injúria com base em elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição.

Lemanche foi identificado nas redes sociais após a repercussão de um vídeo no Twitter no qual o empresário, que está perseguindo o cantor, grita "Vamos Bolsonaro" e "Você ajudou o Brasil para c...". No vídeo, que foi gravado em dezembro de 2022, em um hotel no Catar, há também pessoas gritando "Vamos, Lei Rouanet" e "obrigado, filho da...".


O investigado é sócio de diversas filiais das redes Domino’s Pizza e Spoleto espalhadas pela cidade e pelo estado do Rio de Janeiro e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele chegou a fazer uma publicação assumindo as provocações ao cantor por posições políticas contrárias, mas negou ser o responsável direto pelas ofensas ao casal.

"Gostaria de me solidarizar com o Sr. Gilberto Gil e sua família em virtude da ofensa que a ele fora proferida, uma vez que eu também não gostaria de ouvi-la. No entanto, estão veiculando a minha imagem essa ofensa o que não é verdade. Inobstante a minha divergência aos ideais políticos do Sr. Gilberto Gil, reitero o mais absoluto respeito que tenho ao nobre artista, porém, deixo claro novamente que a ofensa/xingamento não foi por mim proferido", escreveu Lemanche.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!