Exposição

Exposição do fotógrafo Jorge Cardoso destaca o Caminho de Santiago

A exposição do fotojornalista sobre a aventura do Caminho de Santiago de Compostela entra em cartaz na Galeria Olho de Águia a partir deste sábado (1/4)

Giovanna Kunz*
postado em 31/03/2023 19:31
 (crédito: Jorge Cardoso)
(crédito: Jorge Cardoso)

Jorge Cardoso, fotojornalista, apresenta a exposição Caminho de Santiago de Compostela na Galeria Olho de Águia. As fotos foram tiradas quando ele fez o Caminho Francês. Ele saiu de Saint Jean Pierre de Port em setembro de 2022 e concluiu a jornada de 830km em 32 dias.

Durante o caminho rumo a cidade espanhola de Compostela de Compostela, Jorge conheceu pessoas do mundo todo, tendo contato com várias culturas diferentes. A jornada, que começa com uma subida de 8km, é desafiadora e necessita de muita dedicação física, mas, para Jorge, a energia e os momentos de reflexão fazem o esforço ser recompensado. “É muito gratificante, uma energia impressionante, mas, em um primeiro momento, você fica achando que não vai dar conta, porque é muito puxado, muitas dores no corpo, bolha no pé, o caminho tem muitas pedras”, destaca Jorge ao Correio.

A vontade de fazer a caminhada surgiu após o fotojornalista fazer o Caminho Português, que sai de Porto para Santiago de Compostela e tem, aproximadamente, 260 km e se encantar. Quando decidiu ir, ele começou a se preparar e andava 15km diariamente em Brasília para adquirir preparo físico. 

Uma das pessoas que acompanhou a caminhada de Jorge por um tempo foi Léo, um médico baiano, que morreu de mal súbito na viagem. “Um cara muito gente boa, então isso foi uma coisa que marcou muito”, enfatiza ele.

Após terminar a jornada, Jorge ainda tinha alguns dias na Europa e decidiu recomeçar o caminho, ele andou mais 200km.

Serviço
Galeria Olho de Águia (CNF 1, Ed. Praiamar, Bl. D, loja 12, Taguatinga)
De 1º a 14 de abril

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE