exposição

'Cores e Valores', de Douglas Viana, leva arte urbana à Torre de TV

A exposição reúne trabalhos realizados durante três anos pelo artista plástico Douglas Viana, conhecido pelo seu estilo street pop

Maria Clara Britto*
postado em 30/03/2023 15:20 / atualizado em 30/03/2023 15:21
 (crédito: João Pontes)
(crédito: João Pontes)

Em cartaz no Mezanino da Torre de TV, a mostra Cores e Valores, do artista plástico Douglas Viana, reúne 12 trabalhos realizados pelo artista durante mais de três anos e tem curadoria de Tainá Martins. O artista mergulha na essência do street pop ao fazer uso de cores e associadas a valores pessoais.

Ao Correio, a curadora explica que o recorte desenhado para a mostra foi fruto de um processo muito natural. "Tenho um apreço enorme pela arte de rua, pelo grafite, pela pichação, tudo isso me encantava muito. Eu gosto muito de cores e desses elementos mais gráficos, mas não necessariamente clássicos. O que me faz interessar mesmo na curadoria são alguns aspectos, tanto que me incomodam quanto que me atiçam a curiosidade. As duas coisas são muito presentes no que o Douglas faz”, observa.

O artista mineiro explica que o street pop vem da intervenção urbana, como grafite e picho. “O street pop vem da minha origem, de onde nasci e cresci. Eu não o escolhi, eu vim dele. A relação que tenho com ele é a de liberdade, de liberdade de expressão, de poder me expressar livremente”.

Viana quer passar a mensagem de liberdade, não só física, mas também espiritual. “Por exemplo, trabalho muito a ironia do religioso, então, a ideia é justamente ressaltar essa liberdade. Costumo dizer que a entrega de um artista não tem medida nem peso, ela é uma só. As pessoas tentam barganhar a arte como um bem material e ela não é material”, destaca.

Serviço
Exposição Cores e Valores
Até o dia 23/4, de terça a domingo, das 12h às 18h, no Mezanino da Torre de TV. Ingressos a partir de R$ 10.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliensepelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:





Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE