Literatura

Identidade, vínculos e memórias da população negra são temas de novo livro de Douglas Beisl

'O Mergulho' será lançado dia 31 de março em um evento exclusivo com o autor na livraria e cafeteria O Porão, na Asa Norte

Caetano Mota
postado em 28/03/2023 17:06 / atualizado em 28/03/2023 17:11
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Com contos que revelam o cotidiano de pessoas negras que precisam lidar com as tensões de raça e classe no Brasil, O Mergulho, do premiado escritor independente e advogado Douglas Beisl, terá seu lançamento em formato físico. A apresentação da obra e tarde de autógrafos será aberta ao público em evento único nesta sexta-feira (31/3), às 16h, na livraria e cafeteria O Porão, localizada na 405 da Asa Norte.

O livro foi publicado pela Oribê, uma iniciativa independente de Taguatinga (DF) que abarca uma editora e um espaço de cultura on-line. "O meu livro é uma denúncia, ou melhor, um espelho que reflete novas realidades onde pessoas negras não vão mais se calar: vão retomar suas vidas num mergulho de liberdade", explica o autor.

A apresentação do seu trabalho será carregada de significados e emoções, pois Beisl escreveu seus contos como parte da própria vivência como homem negro. “Sinto que contar essas histórias é um ato de luta contra o racismo. Por isso minha escrita perpassa por esse reconhecimento como pessoa negra e pelos estranhamentos que vivencio, e, por essa razão, as protagonistas são todas pessoas negras, evidenciando que, se há uma história imposta para nós, um cotidiano cruel, nós vamos criar uma outra história”, diz ele. Essas e outras realidades são expostas nos contos como A Cigana do Atlântico, A Última Ceia, e O Fim do Mundo, no livro.

'O Mergulho', de Douglas Beisl.
'O Mergulho', de Douglas Beisl. (foto: Divulgação )

Sobre Douglas Beisl

Nascido no interior de São Paulo, Douglas Beisl vive há mais de uma década em Brasília, onde finaliza a pós-graduação em Direito Processual Civil pela Ebradi. Em 2004, conquistou o 1º lugar no “II Concurso de Literatura da Casa do Escritor da Região de Sorocaba (SP)”. Em 2006, ficou em 5º lugar no “Concurso Rocha Moutonnée de Poesia de Salto/SP” e no mesmo ano garantiu o 3º lugar no “Concurso Literário Dr. Ermelindo Maffei”, da Academia Ituana de Letras e Faculdade de Direito de Itu (SP). Beisl também publicou contos em revistas e editoras independentes como A Cigana do Atlântico na Coletânea Entre Janelas, publicado pela Oribê Editorial em 2020, O fim do mundo pela Revista Ensaio Ano II em 2021 e o conto Já viu mancha de sangue no tapete? na coletânea Prosas de oficina (volume II) pela Editora Escaleras em 2022.

Sobre a Oribê

O nome “Oribê” foi criado a partir de uma contração livre do idioma yorubá, significando "elevação da cabeça". A iniciativa independente surgiu em Taguatinga (DF), em 2019, e também possui atuação em Salvador (BA). A Oribê publica livros de artes, literatura, religiosidades afro-brasileiras e buscam visibilizar a produção escrita de pessoas fora do eixo RJ-SP.


Serviço

Lançamento do livro 'O Mergulho'
Onde: Porão, Livro e Café - CLN 405, Bloco D, Loja 67 - Asa Norte, Brasília
Quando: Dia 31/03 (sexta-feira), às 16h às 20h

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE