Performance

'Futuro do passado' estreia como homenagem ao diretor Hugo Rodas

Nova montagem promete uma viagem crítica ao modernismo brasileiro, unindo teatro, dança, música e artes visuais

Correio Braziliense
postado em 14/03/2023 17:55 / atualizado em 14/03/2023 17:56
 (crédito: Diego Bresani)
(crédito: Diego Bresani)

Intitulado Futuro do passado, o projeto de homenagem a Hugo Rodas da Agrupação Teatral Amacaca (ATA) estreia nesta terça-feira (14/3). A montagem revisita a Semana de Arte Moderna de 1922 e promove uma reflexão crítica sobre o local da arte no Brasil contemporâneo. O lançamento ocorrerá no Museu Nacional da República e seguirá em cartaz entre esta quarta-feira (14/3) e domingo (19/3).

Futuro dopPassado é uma performance artística em forma de instalação viva que permite apreciação e interação do público. As seis sessões são seguidas por fanfarras carnavalescas e resultam da união entre teatro, dança, música e artes visuais, refletindo a identidade cultural brasileira.

A instalação será inclusiva e contará com intérpretes de libras durante a performance, entre quarta (15/3) e domingo (19/3), sempre às 20h. A visita guiada para deficientes visuais ocorrerá apenas nesta quarta, de 9h30 às 12h e de 14h às 17h30.

Nesta nova montagem, a ATA segue o legado do diretor Hugo Rodas. Nascido no Uruguai e radicado durante 40 anos no Brasil, ele firmou-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de teatro de seu tempo. Foi ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro. Premiado, foi fundamental para construção da cena teatral e cultural contemporânea de Brasília e morreu em abril de 2022.

A ATA, Agrupação Teatral Amacaca, iniciou sua pesquisa em 2009, por meio da disciplina “Técnicas Experimentais em Artes Cênicas”, ofertada pela Universidade de Brasília (UnB) e ministrada pelo professor Hugo Rodas. No repertório do grupo, há o espetáculo Ensaio geral (2012), Punaré & Baraúna (2015), a remontagem de Os saltimbancos (2019), O rinoceronte (2019) e o espetáculo virtual Poema-Confinado (2020), criado em meio à pandemia e que ganhará versão presencial em 2024.

Futuro do passado é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

SERVIÇO
Futuro do Passado
Local: Museu Nacional da República
Temporada aberta: de 15 a 19 de março
Performance seguida de fanfarra: às 20h (Ingressos à venda pelo Sympla)
Exposição/Instalação: de 9h30 às 18h30 (Entrada gratuita)
Classificação indicativa: 18 anos

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE