Oscar 2023

Ruth E. Carter é a primeira mulher negra a ganhar duas estatuetas do Oscar

Figurinista de 'Pantera Negra', Ruth E. Carter venceu em 2019 o prêmio de melhor figurino pelo trabalho no longa e este ano levou novamente a estatueta na mesma categoria pela sequência do filme

Cecília Sóter
postado em 13/03/2023 13:55 / atualizado em 13/03/2023 17:13
 (crédito:  Getty Images via AFP)
(crédito: Getty Images via AFP)

A figurinista Ruth E. Carter tornou-se, neste domino (12/3), a primeira mulher negra a ganhar duas estatuetas do Oscar, ao conquistar a segunda estatueta pela sequência do filme Pantera Negra.

Carter, figurinista de Pantera Negra, venceu em 2019 o prêmio de melhor figurino pelo trabalho no longa e este ano levou novamente a estatueta na mesma categoria pela sequência do filme, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Ela já havia sido indicada ao Oscar de melhor figurino pelo trabalho em Malcolm X, de Spike Lee, e Amistad, de Steven Spielberg.

Ruth agradeceu à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no discurso ao receber a premiação, por “reconhecer que uma mulher negra é uma super-heroína".

"Ela resiste, ela ama, ela supera, ela é todas as mulheres neste filme. Ela é a minha mãe", disse, revelando haver perdido a mãe recentemente.

"Na semana passada, Mable Carter virou uma ancestral. Este filme me preparou para este momento. Chadwick, por favor, cuide da mamãe. Ryan Coogler, Nate Moore, obrigada aos dois por sua visão. Juntos, estamos reformulando como a cultura é representada", declarou.

"Eu compartilho isso com muitos artistas dedicados cujas mãos e corações ajudaram a realizar o figurino de Wakanda e Talokan. Isso é para a minha mãe. Ela tinha 101 anos", completou a figurinista.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE