Obituário

Morre ator Antônio Pedro, aos 82 anos, no Rio de Janeiro

Antônio Pedro atuou em novelas, como Sassaricando, e em clássicos do cinema nacional. Ele deixa três filhos, entre os quais a atriz Ana Baird

Correio Braziliense
postado em 12/03/2023 13:04
 (crédito: Márcio de Souza/ TV Globo)
(crédito: Márcio de Souza/ TV Globo)

Morreu neste domingo (12/3) o ator e diretor Antônio Pedro, aos 82 anos de idade. Ele não resistiu a insuficiências renal e cardíaca e estava internado em um hospital no Rio de janeiro. O velório será realizado na manhã de segunda-feira (13/3), no Rio de Janeiro, e, à tarde, o corpo do ator será cremado. Antônio Pedro deixa três filhos: as atrizes Alice Borges e Ana Baird e Fabio Borges.

Nas redes sociais, Ana Baird se despediu do pai com um poema no qual o agradece e expressa amor e admiração por ele: "Amor incondicional. Honra e orgulho. Obrigada por tudo. Obrigada por tanto. Vai na luz, Pai. Tem um elenco maravilhoso te esperando do outro lado pra festa. O Teatro te agradece. Eu te agradeço imensamente. Te amo."

Famosos como Lúcio Mauro Filho e Ana Beatriz Cordeiro deixaram mensagens de apoio. Heloísa Perrissé escreveu "Obrigada por tudo que seu pai foi pra nossa cultura!!! E por ter deixado duas filhas tão talentosas". Fernando Caruso disse que Antônio Pedro, para ele, continuará sendo referência. "Quando falo de timing pros alunos, um dos tópicos é Antônio Pedro", escreveu.

Antônio Pedro começou a carreira na década de 1960 como ator e humorista. Em mais de 50 anos de carreira, foi também diretor, roteirista, humorista e produtor em filmes, peças e novelas. A estreia em novelas foi em Super Plá (1969), da TV Tupi. O último trabalho dele na telinha foi na minissérie Filhas de Eva, produzida em 2021 para o Globoplay.

Alguns trabalhos de destaque de Antônio Pedro na televisão foram O bofe (1972), Sassaricando (1987), Escolinha do Professor Raimundo ( entre 1990 e 1994), Sítio do Picapau Amarelo (2002), Malhação (2007) e Bom Sucesso (2019), entre outros.

No cinema, o ator fez parte do elenco de clássicos como Gabriela, cravo e canela (1983), Dias melhores virão (1989) e O que é isso, companheiro? (1997), longa que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.

Para Antônio Pedro, arte e política andavam sempre juntas, fosse nas escolhas de espetáculos produzidos, fosse em atuação à frente da FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), coordenador do projeto Teatro na UERJ ou como secretário de Cultura do Rio de Janeiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE