TERAPIA

Poeta Marina Mara propõe versoterapia como forma de autoconhecimento

Marina Mara mostra como as artes podem ajudar a equilibrar emoções

Luíza Altoé*
postado em 09/03/2023 17:21 / atualizado em 09/03/2023 17:22
 (crédito: Marina Mara/ Divulgação)
(crédito: Marina Mara/ Divulgação)

Versoterapia foi um termo cunhado pela poeta Marina Mara para englobar o autoconhecimento adquirido ao adentrar o universo das artes na terapia em grupo. Apesar do termo ser novo, sua semente já circula há mais de 15 anos pelo país, através da Oficina de Empoderamento Poético e do livro Profissão Poeta.

Ao contrário do que a biblioterapia indica, a versoterapia não é um curso ligado somente à literatura e poesia. Na verdade, ele é uma terapia em grupo que engloba todas as artes, seja pelas expressões corporais, teatro, cinema ou pela própria palavra falada, a proposta consiste em ajudar as pessoas a se entenderem e se expressarem de acordo com isso. “É pra gente conseguir falar, seja com palavras, choro ou com o riso, não importa como”, afirma a idealizadora do projeto ao Correio.

Essa é a proposta da Terapêuta Literária Marina Mara para as noites das quartas-feiras de março de 2023. Nos dias 15, 22 e 29 de março e 5 de abril, no Setor Comercial Sul (Qd. 2, Edifício Presidente Dutra), ela guiará rodas de conversas para reconstruir uma autoimagem forte, livre e positiva nos participantes. Vários temas serão abordados, como o medo de falar em público, a autossabotagem, a autoestima, a autoconfiança e a temida timidez que paralisa.

A metodologia utilizada contará com técnicas de escuta, escrita afetiva, biblioterapia, roda de conversa e experimentações artísticas, para trabalhar os sentimentos e emoções dos participantes. “Falar de nossas dores com outras pessoas nos faz sentir menos sozinhos. Por mais que seja em grupo, também tem o atendimento individual, eu pesco as emoções a partir do que não é falado e indico uma leitura, uma escrita diferenciada”, complementa. Vale ressaltar que a versoterapia não substitui a terapia individual. O projeto tem apoio do SESC-DF.

A biblioterapia consiste na leitura, compreensão e interpretação de textos, práticas nas quais o participante consegue identificar seus sentimentos com base no que foi lido. É uma maneira muito eficiente para quem possui dificuldade de colocar em palavras aquilo que está sentindo e, com isso, transmitir e entender de forma mais clara as emoções. A biblioterapia faz parte da versoterapia no que tange as indicações de leituras que as pessoas podem fazer.

As sessões serão conduzidas por Marina Mara, poeta, escritora, terapeuta literária, gestora cultural, atriz e mestre em artes visuais pela UnB. Além de ter publicado cinco livros ao longo da sua carreira, ela atravessou o Brasil com a Oficina de Empoderamento Poético, uma forma de instigar a poesia essencial de cada um.

Serviço

Versoterapia

Com Marina Mara. Nos dias 15, 22 e 29 de março e 5 de abril, às 19h e às 20h45, no Setor Comercial Sul (Qd. 2, Edifício Presidente Dutra), Valor: R$ 200

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE