Este corpo de que falo, que o poeta e jornalista Alexandre de Paula lança nesta terça-feira (7/3), às 19h, no Beirute Sul, é um livro desejado há muitos anos. O autor conta que sempre quis escrever sobre obesidade e sobre a presença dessa condição na própria formação e na de outras pessoas. ”Mas sempre esbarrei na dificuldade de levar essa questão a um formato literário, a transformar o que eu queria dizer em arte. Foi isso que tentei fazer neste livro”, explica.
Nem todos os poemas tratam do tema. Há versos sobre o amor, o tempo, a memória e a própria poesia, mas é a relação com o corpo o eixo do livro. “E como ela molda a maneira como eu vejo e como o mundo me vê”, diz o poeta. Ele conta que, de alguma forma, se boicotou durante anos ao reduzir a relação com o corpo à ideia de um tema menor tanto no cotidiano quanto na escrita. “Derrubar isso foi o primeiro passo para esse livro nascer”, admite.
E como se derrubar não fosse o suficiente, Alexandre de Paula embarca em uma série de dez poemas intitulados Corpo, versos que serviram para encontrar a voz e o caminho do livro. “A ideia é (e só os leitores vão poder julgar se eu consegui) tratar disso de uma maneira que fosse obviamente política, mas não panfletária”, avisa.
Este corpo de que falo é o segundo livro do autor, que lançou Canções de amor em língua morta em 2021. “Em comparação com o meu primeiro livro, esse é em geral mais conciso e menos tortuoso; acredito que agora eu sabia melhor o que eu queria dizer e encontrei melhor também como eu queria dizer”, compara. Brasiliense, Alexandre de Paula é jornalista e ex-repórter do Correio Braziliense.
Este corpo de que falo
De Alexandre de Paula. Urutau Editora, 68 páginas. R$ 45
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.