Jornal Correio Braziliense

Literatura

Livro sobre escravidão e racismo ganha Prêmio Kindle de Literatura

'Ébano sobre os canaviais', de Adriana Vieira Lomar, retoma a época da escravidão no Brasil e fala sobre ancestralidade e memória

Nesta segunda-feira (27/3) a Amazon divulgou a obra vencedora da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. Ébano sobre os canaviais, de autoria da carioca Adriana Vieira Lomar, conquistou a premiação. Além do prêmio em dinheiro, equivalente a R$ 50 mil, a autora ainda terá direito à publicação do livro na versão impressa pelo Grupo Editorial Record.

Ambientada no final do século 19, a obra conta a história de um Brasil da época escravista, onde os personagens principais são um português (José) e uma ex-escrava alforriada (Ébano) que se apaixonam, porém sofrem com a sociedade da época, que recriminava a união do casal. Eles têm um filho, mas infortúnios da época separam a família, o filho cresce longe da mãe e o pai se casa novamente. Dois séculos depois, uma descendente (Maria Antonieta) cheia de preconceitos de raça descobre suas origens e repensa suas atitudes.

"Três histórias em uma. Vidas que se entrelaçam desde o tempo da escravidão e imigrantes portugueses. A difícil vida de negros que são escravizados, a dura realidade de imigrantes portugueses que chegam ao Brasil. Um texto detalhado, rico, uma história muito bem contada, desenhada, envolvente e que faz você sentir todos os dramas e angústias de seus personagens", comenta uma das juradas do prêmio Sueli Carneiro, em nota divulgada para o Correio Braziliense sobre o enredo da obra vencedora.

A cerimônia deste ano do Prêmio Kindle de Literatura voltou ao seu formato presencial no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, e reuniu mais de 150 convidados, contando com as presenças de Ricardo Perez, gerente-geral de Livros da Amazon Brasil; e Livia Vianna, editora-executiva da José Olympio Grupo Editorial Record. O livro Ébano sobre os canaviais já está disponível nas lojas Kindle e também para assinantes do Kindle Unlimited.