Em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo e idealizada para homenagear Brasília, a mostra do artista plástico Jailson Belfort é composta por sessenta obras feitas com canetas esferográficas. Brasília em linhas fica em cartaz até 26 de março na galeria Ruben Valentim, do Espaço Cultural Renato Russo. A visita pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 20h.
Brasília em linhas retrata monumentos, lugares e paisagens marcantes da cidade. O artista maranhense utilizou linhas, curvas e texturas numa técnica única com milhares de traços. Ele passou anos se dedicando às artes no computador, como designer gráfico, até que resolveu voltar a desenhar à mão livre, quando se desafiou a fazer telas e desenhos utilizando apenas canetas esferográficas.
“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explicou Belfort. O artista usa e abusa dos recursos da caneta, que não pode ser apagada. Ousado e preciso, ele gosta de brincar com as sombras, as texturas e junta a criatividade com a técnica.
Natural de São Luiz (MA), o artista começou a desenhar na infância, por influência do apresentador de TV e desenhista Daniel Azulay (1947-2020). Ele é formado em design pela Universidade Federal do Maranhão e trabalhou em agências de publicidade e propaganda, nas quais foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Essas experiências no universo dinâmico da comunicação visual influenciaram na capacidade de ver sensibilidade nas coisas banais, que tornou forma de arte ao longo da carreira.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.