Um Brasil nem sempre evidente, um povo inflamado, uma população com fome. As fotografias e vídeos que servem de base para as instalações de Daniel Moreira falam da construção da sociedade brasileira e de como ela se adapta ao longo do tempo. O fotógrafo mineiro mostra parte do trabalho na Galeria Index, na qual também acaba de lançar Bordas não brotam do nada, livro que traz uma compilação de imagens da carreira. Também na Index, Renato Rios apresenta a série de pinturas Troca-peles que, juntas, formam uma instalação na qual o estudo da cor e da natureza são questões centrais.
A instalação de Moreira é constituída por uma série de analogias nas quais o fotógrafo pretende representar o Brasil. Quatro vídeos trazem a ideia da galinha dos ovos de ouro para refletir sobre o país como uma terra na qual a abundância é sempre anunciada, mas nunca alcançada. Outros três vídeos integram a instalação com imagens que reproduzem expressões brasileiras como "pé na jaca" e a "chapa tá quente".
Em Troca-peles, Renato Rios reúne 21 pinturas a óleo, cada uma com 50X80cm, que, juntas, formam uma instalação. Cada tela tem no meio uma estrela de sete pontas e as cores entre as pinturas variam, partindo do branco, passando por verde claro, escuro, tons de terra, mais avermelhados ou mais roxos, para chegar ao preto.
Brasiliense radicado em São Paulo desde 2016, o artista começou a trabalhar com o pintor Paulo Pasta em 2017. Pasta é um dos mestres do domínio e articulação da cor na pintura contemporânea brasileira e essa prática diária no ateliê de um dos artistas mais renomados da cena nacional acabou por influenciar Rios. "As cores fazem parte da minha pesquisa atual, tenho me dedicado muito a esse trabalho de estudar a cor em relação à pintura e relacioná-las dentro do quadro", explica. "Essas cores especialmente têm uma relação um pouco mais voltada para maneira como são alguns ciclos da natureza, que é desde o momento em que algo está ali seminal, debaixo da terra, até o momento em que vai se desenvolvendo, brota, cresce e se torna luz."
A forma da estrela está no trabalho de Rios há pelo menos oito anos. "Essas geometrias das estrelas e dos números são formas de compreender e ordenar questões mais sutis que surgem para mim como artista, como vibrações", avisa.
Troca-peles E BORDAS NÃO BROTAM DO NADA
De Renato Rios e dDe Daniel Moreira. Visitação até 10 de março, de terça a sexta, das 11h às 19h. Sábado, das 12h às 15h, a Galeria Index (SCS Qd 01 Ed. Morro Vermelho, Térreo)
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.