Pela primeira vez no Distrito Federal, ocorre, neste sábado (4/2), um evento totalmente voltado para a saúde, bem-estar e autocuidado de pessoas negras. Com programação que tem como foco debater e refletir sobre os desafios para o cuidado desta população, o AfroFitness tem na programação bate-papo, momento fitness e uma feira afro empreendedora.
O encontro será no Revolut Centro de Treinamento, localizado na 513 Sul, a partir das 9h. “O AfroFitness vem trazer a importância do cuidado com a população preta, que na sua grande maioria vive à margem desses cuidados por falta de acesso e oportunidades”, esclareceu a personal Viviane Silva, uma das idealizadoras do evento.
Além do debate sobre saúde, o primeiro AfroFitness DF reunirá empreendedores negros da cidade para exporem seus produtos em uma feira que estará montada dentro do centro de treinamento. “A ideia da feirinha é dar visibilidade a empreendedores pretos de Brasília e fomentar a economia criativa”, afirmou Viviane.
“Eventos como o AfroFitness e muitos outros eventos afro, buscam resgatar a essência e identidade preta, trazendo temas e debates para a sociedade que envolvem a população preta”, ressaltou a personal.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Psico?loga Amanda Balbino (@psi_amandabalbino)
Iniciativa de duas mulheres negras
A ideia de realizar o AfroFitness surgiu de uma conversa entre duas mulheres negras. A personal Viviane e a psicóloga Amanda Balbino pensaram em fazer um evento que colocasse em foco as necessidades da população preta do DF e, juntas, criaram o encontro que, em poucas semanas de divulgação, já movimentou as comunidades afro da capital.
Elas perceberam uma lacuna no debate sobre saúde e bem-estar voltado para essa parcela da população e, inicialmente, pensaram em fazer uma roda de conversa para levantar problemáticas e pensar soluções para o tema. Mas a ideia tomou grande proporção e se tornou a primeira edição de um evento que, agora, deve ser constante.
“O AfroFitness começou a rodar por grupos de WhatsApp e nas redes sociais e já temos várias pessoas engajadas. Percebemos que era algo que as pessoas sentiam falta, de um momento para falar sobre a própria saúde e jogar luz sobre algumas dificuldades enfrentadas”, acrescentou Viviane. Nas redes sociais, essa lacuna fica evidente por meio dos comentários sobre o evento. “Nosso sonho aqui concretizado”, escreveu a jornalista Ramíla Moura.
Na programação, além das duas idealizadoras, outras mulheres negras estarão no centro do debate. A influenciadora digital Jacira Doce e a nutricionista Beatriz Rodrigues, estão entre as palestrantes. Na feira empreendedora, a Anny Vidal, dona da marca Só Topinho Top, estará presente.
Os homens também não ficam de fora nem do debate, nem da programação. O empreendedor Yan, da marca Use.see, está entre os expositores da feira afro-empreendedora.
Marque na agenda
1º AfroFitness DF
Quando: sábado, 4 de fevereiro. A partir das 9h
Onde: Revolut Centro de Treinamento, localizado no comércio da 513 sul, virado para a W3, próximo ao BRB