Jornal Correio Braziliense

Cinema

Mostra inédita traz 31 filmes de Steven Spielberg para Brasília

Um dos mais populares diretores de cinema do mundo, Steven Spielberg terá 31 filmes exibidos no CCBB Brasília, a partir da próxima quarta (8/2)

No ano em Steven Spielberg recebe a 12ª indicação para o Oscar como produtor de um dos 10 filmes considerados o melhor do ano, Os Fabelmans, num recorde individual, o diretor terá a primeira mostra de retrospectiva, no CCBB Brasília, entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março. Mais de 30 atrações, entre as quais Encurralado (que abre o evento), estão alinhadas na mostra Spielberg que seguirá para os centros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (em maio), além do CineSesc SP. Algumas exibições gratuitas, ao ar livre, e debates integram a programação. Haverá ainda sessão inclusiva de E.T — O extraterrestre, em 9/2, com libras, audiodescrição e closed caption, em cópia dublada. Durante a mostra, valem os seguintes preços de ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Vários dos filmes do mestre que acumula 22 indicações ao Oscar e três vitórias (filme e direção, por A lista de Schindler e melhor direção, por O resgate do soldado Ryan) serão apresentados no CCBB. Sucessos de público como Indiana Jones — Os caçadores da arca perdida serão mostrados, bem como filmes com fundo político, a exemplo de Munique (2005) e Lincoln (2012). Vencedor do prêmio especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Irving G. Thalberg, em 1986, e, no ano passado, de um troféu especial, no Festival de Berlim, Spielberg, em 2023, acumula a nona indicação à estatueta de direção, segundo critérios da Academia, fato que o deixa equiparado ao colega Martin Scorsese — somente o falecido William Wyler, ultrapassa ambos.

Com o sucesso do recente Pinóquio (na versão de Guillermo del Toro), vale lembrar que Spielberg teve sua versão para o clássico da literatura mundial, com A.I. Inteligência Artificial (2001), outro título da mostra. Na mesma linha do entretenimento seguro figuram Hook — A volta do Capitão Gancho e Jurassic Park, também acoplados à mostra do CCBB. Com mais de 50 anos de carreira, e aos 76 de idade, o célebre sagitariano, formado pela California State University, terá os primeiros títulos de alcance mundial mostrados, com sessões de Contatos imediatos de terceiro grau (1977) e Tubarão (1975).

Empreendedor que, em 1994, criou o estúdio DreamWorks, em parceria de Jeffrey Katzenberg e David Geffen, Spielberg será lembrado ainda por feitos anteriores a esta fase, com exibições de A cor Púrpura (1985) e O império do sol (1987). Atualmente, Spielberg vive um momento de amplo reconhecimento, diante das repercussões dos recentes The Post — A guerra secreta (2017) e West Side Story (2021), este feito ao lado do habitué parceiro Tony Kushner. Os dois títulos citados, por sinal, integram a programação do evento no CCBB.