Nesta quarta-feira (1/2), o Homem da Meia-Noite, gigante mais amado do carnaval de Pernambuco, irá viajar cerca de 240 km, de Olinda até a cidade de Garanhuns, no Agreste do estado, para celebrar os 91 anos de existência do bloco. A festividade será marcada por grande cortejo pelas ruas da cidade das flores, com concentração às 20h30 em frente ao Parque Euclides Dourado. Esta será a primeira vez em quase três anos que o gigante desfilará pelas ruas ao lado dos foliões apaixonados. Os desfiles foram interrompidos devido às restrições impostas pela pandemia.
Garanhuns, terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é a segunda cidade a ser palco do aniversário do Calunga fora da Região Metropolitana do Recife. A primeira vez foi em Arcoverde, no Sertão do estado, em 2020. No cortejo, o gigante deve seguir pela Rua Marina Branco e Avenida Rui Barbosa. À meia-noite, acontecerá o esperado "Encontro dos Relógios", o do desfile oficial do Calunga e o da cidade, famoso pelas flores e simbolismo. Em seguida, haverá o tradicional corte do bolo e a entrega da roupa do majestoso, que este ano é assinada pela estilista Jaque Tamboo.
“A expectativa para o desfile do Homem da Meia-Noite, faltando 19 dias, sempre é muito grande. Quanto mais dois anos, sem o gigante poder passar essa emoção para as pessoas. Então, é um motivo de emoção profunda. Quanto mais hoje, que amanhã ele completa 91 anos de história. Este ano, como estamos homenageando Helder Vasconcelos, nascido em Garanhuns. Achamos que esse encontro seria especial. Não tenho dúvidas que iremos fazer uma linda festa hoje com todos os brincantes na cidade”, conta Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite.
Entrega da roupa
A roupa do Homem da Meia-Noite é uma das maiores expectativas do público. Ela não só traz o tema que o Calunga levanta a cada ano, mas revela a mensagem que ele deseja transmitir às pessoas em sua grande aparição na madrugada entre o sábado de Zé Pereira, no Largo do Bonsucesso, em Olinda. A responsabilidade de produzir o fraque era do estilista Mestre Brasil, que assinou por mais de 30 anos. Com a morte dele, em 2012, o clube decidiu convidar outros artistas para confeccionar a indumentária.
Homenageados de 2023
Brincantes. Este é o tema do desfile oficial do Homem da Meia-Noite de 2023, que acontecerá na magrudada entre o sábado de Zé Pereira e domingo de carnaval, no Largo do Bonsucesso, no Sítio Histórico de Olinda. Ele faz reverência ao multiartista Helder Vasconcelos, da dupla Mateus e Catirina, ao Boi da Macuca, ao Eu Acho é Pouco e aos foliões Homem da Paz, Homem do Tempo e Homem da Bruxa.
“O aniversário do Calunga é um dia místico, um dia diferente e de muita reflexão. E estamos vivendo um momento diferente. Esse retorno é um retorno de muita festa e de exaltar quem faz cultura. A marca do carnaval do Homem da Meia-Noite será os brincantes e a alegria de poder voltar a brincar o carnaval, que é uma festa importante para o nosso país. Eu tenho certeza que Garanhuns será um momento especial”, conta Thales de Siqueira, diretor social do Calunga.
História
A história do nascimento do Homem da Meia-Noite, em 2 de fevereiro, é permeada por vários mistérios. A primeira versão fala sobre a paixão do fundador Luciano Anacleto pelo cinema e a inspiração no “O Ladrão da Meia-Noite”. A segunda traz à lembrança do músico Benedito Bernardino da Silva, criador da música oficial do Calunga, que conta a história de um homem elegante, com dente de ouro e fraque verde e branco, que pulava as janelas das senhoritas para namorá-las. E a terceira tem ligação com a religiosidade de matriz africana, por ter nascido no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá.
Desfile oficial no carnaval
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Serviço
Aniversário do Homem da Meia-Noite
Quarta-feira, a partir das 20h30. Concentração em frente ao Parque Euclides Dourado, no Centro de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.