Nesta segunda-feira (27/3) a Amazon divulgou a obra vencedora da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. Ébano sobre os canaviais, de autoria da carioca Adriana Vieira Lomar, conquistou a premiação. Além do prêmio em dinheiro, equivalente a R$ 50 mil, a autora ainda terá direito à publicação do livro na versão impressa pelo Grupo Editorial Record.
Ambientada no final do século 19, a obra conta a história de um Brasil da época escravista, onde os personagens principais são um português (José) e uma ex-escrava alforriada (Ébano) que se apaixonam, porém sofrem com a sociedade da época, que recriminava a união do casal. Eles têm um filho, mas infortúnios da época separam a família, o filho cresce longe da mãe e o pai se casa novamente. Dois séculos depois, uma descendente (Maria Antonieta) cheia de preconceitos de raça descobre suas origens e repensa suas atitudes.
"Três histórias em uma. Vidas que se entrelaçam desde o tempo da escravidão e imigrantes portugueses. A difícil vida de negros que são escravizados, a dura realidade de imigrantes portugueses que chegam ao Brasil. Um texto detalhado, rico, uma história muito bem contada, desenhada, envolvente e que faz você sentir todos os dramas e angústias de seus personagens", comenta uma das juradas do prêmio Sueli Carneiro, em nota divulgada para o Correio Braziliense sobre o enredo da obra vencedora.
A cerimônia deste ano do Prêmio Kindle de Literatura voltou ao seu formato presencial no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, e reuniu mais de 150 convidados, contando com as presenças de Ricardo Perez, gerente-geral de Livros da Amazon Brasil; e Livia Vianna, editora-executiva da José Olympio Grupo Editorial Record. O livro Ébano sobre os canaviais já está disponível nas lojas Kindle e também para assinantes do Kindle Unlimited.
Saiba Mais
- Cidades DF Faixas exclusivas para ônibus estarão liberadas até o fim desta terça-feira
- Blogs Redirect CORREIO DEBATE - ENTRE OS EIXOS DO DF 2ª EDIÇÃO: QUEM AMA PRESERVA | 28.02.2023
- Economia Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
- Esportes Autor de insulto racista contra Vini Jr. deve ser banido dos estádios por um ano
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.