Na madrugada deste sábado (25/2), Bruna Griphao se referiu ao brother Fred Nicácio pela expressão "urubu de luto". A fala ocorreu quando a sister conversava com Sarah. Na internet, os internautas criticaram e apontaram que a frase é de teor racista. O termo foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter.
"Talvez o Fred tinha outra percepção da Tina, porque ela não abria para gente o que abria pra ele. De qualquer forma, eu achei que foi independente, quem sou eu pra julgar. A gente trouxe o termo 'urubu de luto', porque rola isso muito na vida. Tudo que acontece é sobre ele", disse Bruna para Sarah.
Nas redes sociais, os internautas comentaram acerca da expressão. "É uma expressão racista tanto quanto os milhares que devem ser tirados do vocabulário. A intenção da atriz pode não ter sido essa de cometer o ato", comenta uma usuária. "Os racistas inventando mais expressões para ser ainda mais racistas", disse outro. Já outros internautas disseram que não viram racismo na fala de Bruna.
Confira as reações na internet:
Alô @MPF_PGR, alô @MP_RJ, racismo explícito no #BBB23! A tal da Bruna Griphao chama o participante Fred Nicacio de “ Urubu de luto” um termo racista reconhecido internacionalmente como uma grave ofensa a um cidadão negro, portanto, vcs tem obrigação funcional de abrir uma demanda https://t.co/UArG2R6i4Z
— Alargolo (@Alargolo1) February 25, 2023
"urubu de luto" ou "sugador de luto" surgiu pela primeira vez nessa conversa aqui. O contexto é eles acharem que o Fred N se aproveitou do "luto" da Paula pra se auto promover. Apesar de ser um termo pesado, nesse contexto tá longe de ser um termo racista.pic.twitter.com/tVb1Rlx3yx
— vic (@todeboafodase) February 25, 2023
Chamar a pessoa de urubu é um termo racista e digno de processo, a frase correta é : "mais preto que urubu de luto", sim é uma expressão RACISTA tanto quanto os milhares que devem ser tirados do vocabulário. A intenção da atriz pode não ter sido essa de cometer o ato +.. pic.twitter.com/bOJ9xlJFps
— Thalitah ?????????? (@ThalitaCristins) February 25, 2023
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF PMDF prende homem por porte de arma e disparo em via pública do DF
- Blogs Redirect Queda de braço da desoneração de combustíveis pode dar protagonismo a oposição - Blog da Denise
- Brasil Corpo de estudante da UFMG desaparecido em janeiro é encontrado
- Diversão e Arte Mato seco em chamas traz a linguagem radical da Ceilândia para os cinemas
- Cidades DF Pedreiro é morto a marteladas enquanto fazia reforma na casa de cliente no Paranoá
- Diversão e Arte Monica Iozzi lembra de namoro abusivo e revela que foi agredida por ex
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.