BBB 23

Biomédicos repudiam fala de Bruna Griphao sobre atuação dos profissionais

Durante o programa de terça (21/2), a atriz afirmou que a biomedicina não área da saúde, e que os biomédicos não podem fazer procedimentos estéticos

Yasmin Rajab
postado em 24/02/2023 09:07
 (crédito: Reprodução/Globo)
(crédito: Reprodução/Globo)

Biomédicos repudiaram, nesta quinta-feira (23/2), a fala da atriz Bruna Griphao sobre a atuação dos profissionais. Durante o BBB 23 que foi ao ar nesta terça-feira (21/2), a sister disse que a biomedicina não faz parte da área da saúde, e que os biomédicos não possuem autorização para realizar procedimentos estéticos. A fala aconteceu durante uma conversa entre os brothers. 

O comentário equivocado da artista revoltou os biomédicos. Em nota, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) esclareceu que, segundo a Resolução nº 197, de 21 de fevereiro de 2011, os biomédicos podem atuar no âmbito da saúde estética. 

"O fato é que todo e qualquer procedimento estético deve ser realizado por um profissional habilitado e qualificado para realizar os procedimentos. A estética é uma das áreas que mais tem se destacado no âmbito da biomedicina. Temos profissionais incríveis e que fazem trabalhos primorosos", destacou o presidente do CFBM, Silvio José Cecchi. 

Confira a nota na íntegra: 

"O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), bem como os Conselhos Regionais de Biomedicina e entidades parceiras (Escola Nacional de Biomedicina, Associação Brasileira de Biomedicina e Academia Brasileira de Biomedicina) repudiam veementemente a fala da atriz e influenciadora digital Bruna Griphao, que enfatiza que os biomédicos não são da área da saúde e não podem realizar procedimentos estéticos.

No vídeo, a atriz demonstrou total desconhecimento a respeito da biomedicina, e com razão os profissionais biomédicos que atuam com a estética vêm se manifestando contrários ao comentário de Griphao, que destacou ainda que não é recomendado realizar tratamentos estéticos por "não médicos".

O CFBM esclarece à sociedade que Resolução nº 197, de 21 de fevereiro de 2011 normatiza os procedimentos que podem ser realizados pelos biomédicos no âmbito da saúde estética, bem como a atuação dos responsáveis técnicos de empresas que executam atividades de fins estéticos. 

"O fato é que todo e qualquer procedimento estético deve ser realizado por um profissional habilitado e qualificado para realizar os procedimentos. A estética é uma das áreas que mais tem se destacado no âmbito da biomedicina. Temos profissionais incríveis e que fazem trabalhos primorosos. É uma conquista nossa e não aceitaremos submissão da nossa atividade a nenhuma outra categoria profissional", destacou o presidente do Conselho Federal de biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi.

Espectadores do programa também se revoltaram com a fala de Bruna. Nas redes sociais, biomédicos e estudantes de biomedicina afirmaram se sentirem desvalorizados com o comentário feito pela atriz. Confira: 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE