carnaval

Carnaval com a família: confira algumas opções para curtir a festa

Blocos, oficinas e locais cobertos, não falta opção para escolher o que melhor se encaixa ao estilo da sua família.

Maria Clara Britto*
postado em 15/02/2023 15:38 / atualizado em 15/02/2023 15:38
 (crédito: Divulgação/Baratinha)
(crédito: Divulgação/Baratinha)

O carnaval faz parte da cultura brasileira, seja criança, adulto, jovem ou idoso, todos gostam e curtem o feriado da sua maneira. Brasília possui diversas atividades. Para as famílias, o Correio separou quatro opções para curtir com as crianças e familiares.

Calanguinho

O bloco de carnaval Calanguinho, versão infantil do Bloco do Calango Careta, sairá na terça-feira (21/2), às 10h. Para a animação da criançada estará presente a Lagartixa Chorosa — marchinhas ao vivo. Além disso, haverá um concurso de fantasias, onde serão premiadas as três melhores. Local, a ser definido, será informado pelos stories do Instagram do Calango Careta.

Baratinha e Portadores da Alegria

O Baratinha, bloco que já possui mais de 30 anos de carnaval, sairá no domingo (19/2) e na terça-feira (21/2), às 13h30, no Parque Ana Lídia (estacionamento 12 do Parque da Cidade). A tradição continua com um carnaval seguro, divertido e educativo para a criançada. A folia conta com palhaços, pintura de rosto, cama elástica, escorregador, bandas de axé e marchinhas de carnaval.

Em busca da inclusão na terça-feira (21/2), o Baratinha sairá junto do bloco Portadores da Alegria, o bloquinho criado para PCDs (Pessoa com Deficiência).

Espaço Cultural Renato Russo

Para os pequenos que gostam de oficinas, o Espaço Cultural Renato Russo está fazendo uma programação especial. No sábados (18/2) e no domingo (19/2), a partir das 14h, haverá oficinas de criação de adereços de cabeça, o bloco Ventoinha de Canudo, oficinas literárias e a Orquestrinha Alada.

No sábado (18/2), a diversão começa com uma oficina de customização de máscaras, chapéus e adereços de cabeça. Responsáveis e crianças trabalharão juntos. Além disso, terá uma oficina de percussão e quem tiver instrumentos musicais poderá levar para se juntar aos músicos. No final do dia, o grupo Ventoinha de Canudo realizará uma apresentação. O repertório inclui baião, xote, marchas, frevo, entre outros.

No dia seguinte, será a vez da oficina de literatura, na qual o projeto A Casa de Fita do grupo Seu Estrelo, contará histórias sobre os contos do Cerrado, como O mito do calango voador, a sereia Laiá, mãe de Seu Estrelo. Logo após, ocorre a oficina de pintura e criação de enfeites de carnaval. Para fechar com chave de ouro, a criançada vai brincar e dançar junto da Orquestrinha Alada.

Quintal da Dona Graça

Para as famílias que preferem um local coberto, existe a opção do baile de carnaval do Quintal da Dona Graça. Com um ambiente familiar, música ao vivo e feijoada, a festa ocorre no domingo (19/2), às 12h. A banda Açaí com Guaraná e a cantora Adriana Samartini trazem um repertório animado de grandes sucessos, samba e axé.

"Muitas pessoas fogem da multidão que vai para as ruas, e preferem um ambiente mais familiar. Aqui todo mundo vai se divertir com toda a comodidade do nosso espaço, além da segurança, comida e um show com artistas de peso, há opções não só para os adultos, mas também para a criançada”, explica a anfitriã da festa, Graça Yoda, em nota.

Açaí com Guaraná é uma banda brasiliense de axé, formada pelos músicos Anderson Pitchula (teclado), Gal Santana (violão) e Diogo Lopes (vocalista). A banda começou em 2004 e é influenciada pelas músicas antigas de axé, como o grupo Chiclete com Banana, pagode, piseiro e outros.

Ao Correio, o vocalista Diogo Lopes fala um pouco sobre o show: “Vai ser um show com muita energia, recordando os grandes sucessos do Carnaval de Salvador”. “O Carnaval simboliza toda a alegria do povo brasileiro. É um momento em que se esquece os problemas para viver a folia e deixar a vida um pouquinho mais leve”, completa.

Para as crianças, haverá brinquedoteca, banho de espuma, pintura de rosto, e muito mais. Além disso, o ambiente traz uma vila montada para a ocasião, que remete a pontos turísticos históricos brasileiros, que também são cenários para o carnaval, como Olinda (PE) e Salvador (BA). “A ideia é ter um ambiente bem alegre e carnavalesco, como a época pede, para que todos possam aproveitar ao máximo a festa e ter uma experiência completa”, ressalta Graça.

O ingresso dá direito ao espaço e a um buffet completo. Entre as opções está a feijoada. Para as crianças a casa oferece macarronada, estrogonofe, batata frita, algodão doce, pipoca e cachorro quente. Bebidas são vendidas à parte.

Serviço
Quintal da Dona Graça
Domingo (19/2), às 12h, no Setor de Mansões do Park Way (SMPW 4, - conjunto 3, lote 11). Valor da entrada: R$ 40 para crianças até 10 anos e R$98 para adultos e crianças a partir de 11 anos.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE