Nesta terça-feira (14/2) é celebrado em diversos países do mundo o Valentine's Day, ou dia de São Valentim — que comemora o amor entre casais. No entanto, a data pode ser um dia difícil para aqueles que acabaram de terminar um relacionamento. Por isso, o Correio ouviu especialistas para entender se existem métodos alternativos e mais "diferentões" para conseguir superar o término.
As decepções amorosas ou até mesmo a quebra de confiança em uma relação, na maioria dos casos, gera um período de "luto", e as pessoas precisam encontrar uma forma de superar a mágoa. Para o psiquiatra Alexandre Valverde uma maneira nem tão convencional é a composição musical, que muitas vezes ajuda as pessoas a superar os traumas e seguir em frente.
O especialista, que também é master em Filosofia Contemporânea e autor do livro Ruptura, Solidão e Desordem – Ensaio sobre Fenomenologia do Delírio (FAP-Unifesp), explica que a música facilita o acesso à memórias afetivas de determinados eventos e que a composição musical pode ser considerada uma atividade terapêutica nesses casos. "A música tem esse efeito de estimular as pessoas não só afetos positivos, mas estimula às vezes a gente a chorar, a se sentir triste, nos traz alguma recordação. Isso é super positivo, pois nos mantém vivos e conectados conosco", pontua.
É assim que as canções podem ajudar a superar os relacionamentos. Para o DJ Loov-U, as composições foram fundamentais para conseguir superar um relacionamento. "Fazer essas músicas foi um jeito de eu conseguir expressar isso, jogar isso pra fora de uma forma mais artística. Então está me ajudando até a ver o valor em mim mesmo e retomar essa minha autoimagem positiva", explica.
E não só na questão de superar relacionamentos. Para Loov-U a criação de músicas vai além de somente escrever e compor e sim garante uma conexão com que ele está sentindo, colocando esses sentimentos para fora.
"Escrever músicas para mim é sempre um refúgio incrível. Quando eu estou escrevendo, é como se eu estivesse saindo em uma viagem, sozinho, para aquelas cabanas super isoladas, para ficar comigo mesmo", ressalta.
Valverde argumenta que as músicas criadas após términos são múltiplas, de vários teores, estilos e intenções, além de poder ajudar a pessoa em uma jornada de autoconhecimento. "O término de um relacionamento pode se dar em bons termos ou em maus termos, e acho que isso vai diferenciar o tipo de música que vai ser produzida. Se a relação terminou em bons termos, a gente imagina músicas inspiradas na saudade, no companheirismo, na relação e nas coisas que a relação trouxe. E se a relação terminou em maus termos, a gente vai ver músicas com outros teores."
Loov-U considera que apesar de compor ser um processo terapêutico, entender que tudo leva um tempo para ser superado também é importante. "Cada um tem o seu tempo de entender e compreender tudo que aconteceu, porque às vezes as coisas acontecem tão rápido que você meio que se perde no meio disso tudo, então quando você tem esse baque e você começa a repensar em tudo, você começa a entender algumas coisas que antes não enxergava.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Ivete Sangalo escala Spotify Brasil com aposta para o Carnaval
- Mundo Ucrânia utiliza mais munição do que Otan consegue produzir
- Brasil Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas
- Política AGU quer que financiadores dos atos golpistas devolvam R$ 20,7 milhões
- Mundo OMS pede ajuda internacional no apoio a Turquia e Síria
- Esportes Incomodado com derrotas, Neymar promete "melhor versão do PSG" contra o Bayern
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.