Literatura

Continuação de 'Olive Kitteridge' chega às livrarias brasileiras

A continuação do romance que inspirou a premiada série da HBO chega às livrarias em março. O livro deu o Pulitzer de ficção à autora, Elizabeth Strout

Correio Braziliense
postado em 09/02/2023 10:32 / atualizado em 09/02/2023 10:33
 (crédito: HANDOUT)
(crédito: HANDOUT)

Mais uma vez, Olive, de Elizabeth Strout, será lançado em março pela Companhia das Letras. O livro é  a continuação de Olive Kitteridge, que rendeu o Pulitzer de ficção em 2009 para Elizabeth Strout. Em 2014, o título foi adaptado para uma minissérie da HBO e venceu nove prêmios Emmy: melhor série limitada, direção, atriz (Frances McDormand), ator (Richard Jenkins), ator coadjuvante (Bill Murray) e roteiro.

Publicado em 2019, Mais uma vez, Olive tornou-se best-seller do New York Times e foi escolhido para O Clube do Livro da Oprah. “Quando soube que Elizabeth Strout havia escrito um segundo livro com Olive no centro, fiquei preocupado que o tempo pudesse ter suavizado suas arestas. Não. Olive é mais velha e mais sábia, mas rabugenta como sempre, e ela ainda me faz rir alto e chorar em reconhecimento e empatia. Eu me apaixonei por Olive não apesar de seus defeitos, mas por causa deles”, escreveu Oprah Winfrey. 


 

Companhia das Letras lançará Mais uma vez, Olive, de Elizabeth Strout
Companhia das Letras lançará Mais uma vez, Olive, de Elizabeth Strout (foto: Companhia das letras/Divulgação)

Continuando de onde Olive Kitteridge parou, Mais uma vez, Olive segue a próxima década da vida da incansável e teimosa personagem que conquistou milhares de leitores ao redor do mundo.

Crosby, uma pequena cidade do Maine, não é conhecida como um lugar cheio de acontecimentos. Contudo, ao acompanhar as histórias das pessoas que moram ali, é possível vislumbrar um mosaico universal do desejo e da fraqueza humana. No centro dessa observação está Olive Kitteridge, uma senhora direta, rabugenta e absolutamente engraçada que segue nos surpreendendo com seu humor e sua humanidade singulares.

Professora de matemática aposentada e viúva, Olive é o fio condutor das histórias que compõem o romance. Sua empatia e franqueza são o ponto de partida para analisar como é possível lidar com a dor e a felicidade alheias enquanto se está sofrendo.

A romancista e contista americana Elizabeth Strout nasceu em 1956 em Portland, Maine, e cresceu em Durham, New Hampshire. Filha de professores e formada em direito, publicou o primeiro livro, Amy and Isabelle, em 1998. Finalista do PEN/Faulkner Award e do Orange Prize, o romance Olive Kitteridge (prêmio Pulitzer de ficção em 2009) foi adaptado para a televisão com Frances McDormand no papel principal. Da autora, a Companhia das Letras publicou também Meu nome é Lucy Barton. Strout mora em Nova York e ensina humanidades e escrita criativa em universidades americanas.


Mais uma vez, Olive

De Elizabeth Strout. Tradução: Sara Grünhagen. COmpanhia das Letras, 328 páginas. R$ 94,90

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE