Repressão

Cineasta Jafar Panahi é solto sob fiança após detenção em julho

O diretor iraniano foi condenado a seis anos de prisão em 2010 por fazer oposição ao governo do Irã nas eleições do ano anterior

Correio Braziliense
postado em 03/02/2023 17:10 / atualizado em 03/02/2023 17:16
 (crédito: ATTA KENARE)
(crédito: ATTA KENARE)

O cineasta iraniano Jafar Panahi foi solto sob fiança após iniciar uma greve de fome. A prisão do diretor está relacionada ao cumprimento da sentença a que foi condenado em 2010, por apoiar o candidato da oposição nas conturbadas eleições do ano anterior. Na ocasião do aprisionamento, ele fora ao tribunal acompanhar a detenção, também motivada por divergências políticas, do colega de ofício Mohammad Rasoulof e acabou preso em flagrante.

Jafar Panahi mobilizou grande parte da comunidade do cinema internacional em seu favor. Como parte da condenação, o diretor ficaria 25 anos sem poder filmar, mas conseguiu produzir cinema na clandestinidade e até contrabandeou muitos de seus filmes para os grandes festivais internacionais. A condenação teve claras motivações políticas e faz parte de um panorama de perseguição a opositores do regime iraniano, que também deteve o diretor Mostafa Aleahmad.

O Irã teve a crise política agravada pelos recentes protestos de setembro contra o conservadorismo e autoritarismo do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, no poder desde 1989. Os últimos atos foram motivados pelo assassinato de Mahsa Amin, que supostamente não teria utilizado o véu hijab da maneira exigida. Desde os últimos levantes, o regime condenou 14 manifestantes à morte.

Panahi tem uma carreira muito respeitada, vencendo alguns dos maiores prêmios de cinema do mundo: os de Cannes, Berlim e Veneza. Seu último filme, No bears, esteve entre os selecionados da premiação veneziana.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE