Se engana quem pensa que os preparativos para o ciclo junino só começam após o carnaval. Dentro do movimento dos quadrilheiros, mal termina o período de competição e os grupos já iniciam o planejamento para os espetáculos do ano seguinte. Com as quadrilhas do Distrito Federal e do entorno não é diferente. Assim que acabou a temporada de 2022, os diretores criativos já entraram em cena para a produção das próximas encenações. Existem juninas, por exemplo, que deram início aos ensaios já em 2022, como foi o caso da Sabugo de Milho, de Taguatinga, que começou a ensaiar em novembro de 2022. “É paixão, dedicação e muito trabalho. A gente se prepara cedo porque o espetáculo requer muito estudo e muita prática. Além da nossa paixão pelos encontros e pelas pessoas que estão lá, a gente também precisa acostumar o nosso corpo para fazer a arte junina”, conta Alê Souza, rainha da Sabugo.
Este ano, o tradicional circuito promovido pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e entorno (Linqdfe) deve começar mais cedo. O presidente da instituição, Márcio Nunes, revela que essa alteração se dá devido ao calendário junino do Brasil. “O concurso nacional este ano será realizado nos dias 8 e 9 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará. Por isso, as ligas e as federações estaduais estão adiantando seus cronogramas. Aqui no DF, para atender à data, vamos começar a disputa com as juninas do grupo especial, diferente das outras edições, que a gente começava com as do acesso”.
A quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, atual campeã do Distrito Federal, deve iniciar os ensaios já neste domingo (05/2), no Complexo Cultural de Samambaia, na 301 sul. Depois, os ensaios devem acontecer aos sábados e domingos na Escola Classe 108, também na Samambaia Sul. “O primeiro encontro será para aquecer os “cambitos”, aquecer a memória e trazer à lembrança daquilo que nos traz, de fato, a vontade de continuar a produzir e a fazer o movimento junino”. conta o Leandro Lira, bailarino e diretor de dança.
Já a atual vice-campeã, a Formiga da Roça, vem ensaiando há pouco mais de um mês. Os encontros estão acontecendo no CED São Francisco, na área especial do bairro São Francisco, em São Sebastião, aos sábados e domingos, a partir das 17h30, até o carnaval. Após o carnaval, os encontros serão realizados também aos finais de semana no CED São José, na área especial do bairro São José, também em São Sebastião. “Estamos trabalhando para trazer uma coreografia mais ousada e mais desenvolvida, sem perder a essência do São João. Por isso, precisamos começar bem cedo. Para entregar um excelente espetáculo ao público apaixonado”, conta o presidente da Formiga, Patrese Ricardo.
Para as pessoas que desejam entrar em alguma quadrilha, o Correio preparou uma lista completa com dias, horários e locais de ensaios dos grupos. Confira:
Amor Junino
Dia/horário: domingo, às 16h.
Local: Quadra Poliesportiva do Colégio Filos, no setor Pérola, em Águas Lindas de Goiás.
Arroxa o Nó
Dias/horários: Sábado (18h) e domingo (17h)
Local: CEF 01 do Paranoá, na Q 03 Ae 01 - Paranoá (ao lado do Fórum)
Eita Bagaceira
Dia: Domingo
Horário: 14h30
Local: CEF 26 na QNO 05/07, em Ceilândia Norte - Setor O
Formiga da Roça
Dias: sábado e domingo
Horário: 17h30
Local: Até o carnaval: CED São Francisco, em São Sebastião.
Após o carnaval: CED São José, em São Sebastião.
Pinga em Mim
Segunda, terça e quinta, das 19h30 às 22h, na quadra de esporte Q. 30, do Paranoá.
Sábado e domingo, das 16h30, na Escola Darcy Ribeiro, quadra 31, do Paranoá.
Rasga o Fole
Dia/horário: Domingo, a partir das 15h
Local: Escola Municipal Maria do Nascimento Paiva, na III Etapa Jardim Céu , Valparaíso de Goiás
Ribuliço
Dias/horários: Sábado (20h) e domingo (9h)
Local: CED 15, na EQNO 17/18 - Expansão do Setor "O"
Sabugo de Milho
Sábados e domingos, das 18h às 22h.
Local: Céu das Artes, na QNM 28 - Ceilândia (por trás do JK Shopping)
Sanfona Lascada
Sábados (19h) e domingos (15h)
Local: CED 03 - Ceilândia, no Setor M QNM 13 - Ceilândia
Si Bobiá a Gente Pimba
Início dos ensaios dia 05 de fevereiro, às 16h.
Primeiro ensaio: Domingo (05/2), no Complexo Cultural de Samambaia, na 301 sul
Ensaios posteriores: Domingo, 16h, E.C.108 (Samambaia)
Xamegar
Dias/horários: Sábado (18h) e domingo (15h)
Local: CAIC do Paranoá, na Q. 05 Ae 01 - Paranoá
Tengo Lengo
Dias/horários: Domingo, a partir das 14h.
Endereço: CEF 30 do condomínio privê, em Ceilândia
Xique-Xique
Início dos ensaios: 25 de fevereiro de 2023.
Local: Escola Darcy Ribeiro, no Parque da Barragem, Águas Lindas de Goiás - GO
Horário: 19h.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.