Estão abertas até o dia 10 de fevereiro as inscrições para a mostra de videoclipes do Festival Multicultural de Cinema (FemucineE). Serão selecionados dez videoclipes. Os interessados em fazer parte da mostra devem ser artistas do Distrito Federal ou entorno e enviar o vídeo pelo link https://forms.gle/TzSvoVFZCBJnKfYP7 . A mostra ocorrerá nos dias 8 e 11 de março, no Teatro de Sobradinho.
Ao Correio, Janaína Montalvão, produtora cultural e idealizadora do Femucine, fala sobre a ideia do projeto e o objetivo. “A ideia do Femucine surgiu depois que Sobradinho começou a receber a programação de descentralização do Festival Brasília do Cinema Brasileiro. Começamos a ver o potencial da cidade para o audiovisual porque aqui temos atores, diretores e cineastas premiados, que moram na cidade. Então veio essa necessidade de criar um festival de cinema de Sobradinho”, diz.
“Junto com essa demanda, veio a ideia de um festival mais multicultural, ou seja, que abrangesse também outras linguagens artísticas além do cinema, como a música, artes plásticas e visuais, etc. Um dos objetivos é também que se forme tanto público quanto profissionais do cinema nacional. Educar as pessoas a consumirem e prestigiarem o cinema local e, também, oferecer para os jovens formações no audiovisual, para que no futuro, quem sabe, se torne uma profissão”, completa.
Em dezembro, também houve as inscrições para mostra de curta-metragens que serão exibidos nos dias 8 e 11 de março. O tema da edição deste ano é Corpos e Territórios na Tela. Além disso, haverá apresentações musicais, feira de artesanato e exposição de artes visuais, tudo com entrada gratuita. “Nesta edição do Femucine, vamos ter a Mostra Competitiva, com premiação para melhor filme júri técnico e melhor filme júri popular. Temos a mostra infantil, onde também vamos receber crianças de escolas públicas da região. Mostra homenagem, onde vamos homenagear e passar filmes de alguma personalidade do cinema do Distrito Federal. Mostra Videoclipes, que vai mostrar como o trabalho do audiovisual casa com a música”, explica Janaína Montalvão.
Serviço
Festival Multicultural de Cinema (Femucine)
Dias 8 e 11 de março, no Teatro de Sobradinho. Entrada franca. Classificação indicativa vária de acordo com o filme
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.