Cultura no DF

Projeto difunde palhaçaria feminina por meio de atividades culturais

Com exibição de seriado, debates e exposição, projeto Curta Palhaças ocorre em Planaltina, Sobradinho e Fercal

Correio Braziliense
postado em 02/02/2023 18:21
 (crédito: Randal Andrade)
(crédito: Randal Andrade)

A partir da próxima segunda-feira (6/2), até o dia 18 de março, o projeto Curta Palhaças ocorre nas cidades de Planaltina, Sobradinho e Fercal, no Distrito Federal. Com atividades culturais e debates que remetem ao universo da palhaçaria feminina, o evento traz exibição da terceira temporada do seriado Palhaças do mundo. A entrada é franca.

A série Palhaças do mundo é resultado de mapeamento audiovisual de palhaças combinado a palestras, mesas de debate, intervenções em praça pública e exposição sobre o universo da palhaçaria feminina. No evento, que ocorre entre os dias 6 de fevereiro e 18 de março, serão exibidos gratuitamente 12 episódios inéditos da terceira temporada.

Na produção, são destacadas técnicas e poéticas de palhaças, como elas são incorporadas na vida e no trabalho delas — desde o início, no teatro, em hospitais e nos circos —, em um ambiente historicamente dominado pelo sexo masculino. Participam, entre outras, palhaças do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, da Bahia, da Áustria e da Itália.

Além da exibição do seriado, haverá, a partir do dia 6 até o dia 18, visitas guiadas ao Salão de Palhaçaria FemininA+, no Centro Cultural de Taguatinga: trata-se de exposição com imagens, bonecas, fotos, esculturas, pinturas e vídeos. É possível agendar visitas guiadas por meio de contato com a produção do evento, por telefone ou e-mail.

A partir do dia 16, precedendo a exibição dos episódios de Palhaças do mundo, ocorrem debates sobre palhaçaria feminina, empoderamento da mulher e percursos históricos de palhaças. As conversas, nomeadas Palhaças em tese, ocorrem, além do dia 16 — às 10h no CRAS Fercal —, nos dias 1º, 2 e 3 de março no Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina, sempre às 19h. Para os quatro encontros de debate, há três convidadas do Distrito Federal e uma do Rio Grande do Norte.

Por fim, nos dias 24 de fevereiro, às 10h, e nos dias 4 e 10 de março, às 16h, ocorrem intervenções coletivas de palhaços no Lar Bezerra de Mendes, em Sobradinho, no Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina e no CRAS Fercal, respectivamente.

Com apoio do FAC, o Curta Palhaças tem por objetivo difundir a atuação feminina na palhaçaria, que por muito tempo foi praticada quase que exclusivamente por homens. Para evitar que mulheres fossem ainda mais silenciadas e invisibilizadas nesta área, o projeto oferece à população material audiovisual, conceitual e vivencial acerca do tema.

Responsável pela idealização e produção do evento, Manu Castelo Branco, que atualmente cursa doutorado na Universidade de Brasília, pesquisa sobre o universo da palhaçaria feminina há mais de 20 anos. Assim, coleciona objetos e imagens que traçam percurso estético e imagético, que estarão presentes no salão do Centro Cultural de Planaltina.

Confira a programação completa:

Salão de Palhaçaria FemininA+ (exposição)

06/02 - Abertura
Horário: 17h
Local: Centro Cultural de Planaltina

De 6 a 18/02 - Visitação à exposição
Horário: 9h às 12h, 14h e 17h
Local: Centro Cultural de Planaltina

Debates/Seriado

16/02
Horário: 10h
Local: CRAS Fercal
Convidada: Gena Leão (RN)

01/03
Horário: 19h
Local: Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina
Convidada: Caísa Tibúrcio (DF)

02/03
Horário: 19h
Local: Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina
Convidada: Paula Sallas (DF)

03/03
Horário: 19h
Local: Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina
Convidada: Ana Flávia Garcia ( DF)

Intervenções coletivas de palhaços

24/02 - Lar Bezerra de Menezes (Sobradinho)
Horário: 10h

04/03 - Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina (Planaltina)
Horário: 16h

10/03 - CRAS (Fercal)
Horário: 16h

Serviço

Projeto Curta Palhaças
Centro Cultural de Planaltina, CRAS Fercal, Cine Teatro Complexo Cultural de Planaltina, Lar Bezerra de Menezes. 6 de fevereiro a 18 de março. Entrada franca. Escolas e instituições podem agendar visitas guiadas ao Salão de Palhaçaria FemininA+ pelo telefone: 61 98464-2544 ou e-mail a.nossa.produtora@gmail.com.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE