Cinema

Mostra inédita traz 31 filmes de Steven Spielberg para Brasília

Um dos mais populares diretores de cinema do mundo, Steven Spielberg terá 31 filmes exibidos no CCBB Brasília, a partir da próxima quarta (8/2)

Ricardo Daehn
postado em 02/02/2023 13:21
O diretor Steven Spielberg na prévia sessão de fotos da entrega do Oscar de 2022   -  (crédito:  ANGELA WEISS)
O diretor Steven Spielberg na prévia sessão de fotos da entrega do Oscar de 2022 - (crédito: ANGELA WEISS)

No ano em Steven Spielberg recebe a 12ª indicação para o Oscar como produtor de um dos 10 filmes considerados o melhor do ano, Os Fabelmans, num recorde individual, o diretor terá a primeira mostra de retrospectiva, no CCBB Brasília, entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março. Mais de 30 atrações, entre as quais Encurralado (que abre o evento), estão alinhadas na mostra Spielberg que seguirá para os centros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (em maio), além do CineSesc SP. Algumas exibições gratuitas, ao ar livre, e debates integram a programação. Haverá ainda sessão inclusiva de E.T — O extraterrestre, em 9/2, com libras, audiodescrição e closed caption, em cópia dublada. Durante a mostra, valem os seguintes preços de ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Vários dos filmes do mestre que acumula 22 indicações ao Oscar e três vitórias (filme e direção, por A lista de Schindler e melhor direção, por O resgate do soldado Ryan) serão apresentados no CCBB. Sucessos de público como Indiana Jones — Os caçadores da arca perdida serão mostrados, bem como filmes com fundo político, a exemplo de Munique (2005) e Lincoln (2012). Vencedor do prêmio especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Irving G. Thalberg, em 1986, e, no ano passado, de um troféu especial, no Festival de Berlim, Spielberg, em 2023, acumula a nona indicação à estatueta de direção, segundo critérios da Academia, fato que o deixa equiparado ao colega Martin Scorsese — somente o falecido William Wyler, ultrapassa ambos.

Com o sucesso do recente Pinóquio (na versão de Guillermo del Toro), vale lembrar que Spielberg teve sua versão para o clássico da literatura mundial, com A.I. Inteligência Artificial (2001), outro título da mostra. Na mesma linha do entretenimento seguro figuram Hook — A volta do Capitão Gancho e Jurassic Park, também acoplados à mostra do CCBB. Com mais de 50 anos de carreira, e aos 76 de idade, o célebre sagitariano, formado pela California State University, terá os primeiros títulos de alcance mundial mostrados, com sessões de Contatos imediatos de terceiro grau (1977) e Tubarão (1975).

Empreendedor que, em 1994, criou o estúdio DreamWorks, em parceria de Jeffrey Katzenberg e David Geffen, Spielberg será lembrado ainda por feitos anteriores a esta fase, com exibições de A cor Púrpura (1985) e O império do sol (1987). Atualmente, Spielberg vive um momento de amplo reconhecimento, diante das repercussões dos recentes The Post — A guerra secreta (2017) e West Side Story (2021), este feito ao lado do habitué parceiro Tony Kushner. Os dois títulos citados, por sinal, integram a programação do evento no CCBB.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE