Jornal Correio Braziliense

Cinema

Diretor de ‘Elvis’, Baz Luhrmann tem acordo de preferência com Warner

Contrato prevê desenvolvimento e direção de materiais originais para o estúdio. Além de ‘Elvis’, Luhrmann é responsável por filmes como ‘O grande Gatsby’ e ‘Moulin Rouge’

Nesta terça-feira (31/1), a Warner Bros. Pictures anunciou a assinatura de contrato de preferência junto ao diretor, roteirista e produtor Baz Luhrmann. Conhecido por sucessos como Elvis, de 2022, e O grande Gatsby, de 2013, o cineasta recebeu até agora, na temporada de premiações de 2023, diversas indicações de melhor filme e melhor diretor.

O acordo de preferência faz com que Luhrmann seja responsável por desenvolvimento e direção de materiais originais para o estúdio. Como não há exclusividade, significa que ele pode dirigir também projetos externos.

Produção mais recente do cineasta, a cinebiografia de Elvis Presley fez sucesso nas indicações ao Oscar deste ano: foram oito, incluindo melhor filme. Devido à repercussão crítica e comercial, os presidentes do grupo Warner Bros. anunciaram parceria nesta terça (31/1). Em material de divulgação, eles afirmam que “Baz Luhrmann é um dos cineastas mais singulares do cinema moderno”.

Indicado pelo Instituto Americano de Cinema (AFI) como um dos dez melhores filmes de 2022, Elvis prova a competência e a característica visionária do cineasta, ao levar pessoas de todas as idades, inclusive das mais novas gerações, de volta aos cinemas. “Ele não apenas continua a contribuir com a evolução do meio cinematográfico, mas também cria uma experiência na tela grande do cinema verdadeiramente incomparável. Ele é um artista único que criou sua própria linguagem cinematográfica inerente a cada projeto que assume.”

Luhrmann é conhecido em Hollywood principalmente por transformar narrativas clássicas — como O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e Romeu e Julieta, de William Shakespeare — em produções modernas e atemporais que contemplam a cultura pop, com trilhas sonoras de nomes como Lana del Rey e Jay-Z, sem perder a classe. O estúdio define o estilo do cineasta como resultado de “fusão de drama e romance, decadência e inteligência sagaz que combina alta e baixa cultura numa linguagem sônica e cinematográfica única com estética teatral, sua marca registrada”.

Além de a versão de 2013 de O grande Gatsby e a releitura Romeu + Julieta, de 1996, ambas com Leonardo DiCaprio no papel principal, Luhrmann é o nome por trás de Moulin Rouge, de 2001, — também indicado a oito estatuetas no Oscar, inclusive a melhor filme — e da série The get down — distribuída pela Netflix entre 2016 e 2017 e cancelada antes da segunda temporada, apesar da grande repercussão.

Na edição de 2023 do Globo de Ouro, Baz Luhrmann recebeu indicações de melhor filme e melhor direção por Elvis, e o intérprete Austin Butler faturou o prêmio de melhor ator em filme dramático. No Oscar, cuja premiação ocorre no dia 12 de março, são oito os possíveis prêmios aos quais a cinebiografia concorre, inclusive melhor filme, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor ator.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!