Planaltina de Goiás, Paranoá, Samambaia e Ceilândia são as cidades contempladas pelo Oficilestras: uma caravana junina em fevereiro. O projeto vai levar grandes figuras do cenário quadrilheiro local para ministrar oficinas e palestras sobre a arte de fazer quadrilha. Serão oito horas de intensivo em cada uma das localidades, com uma confraternização final com todos os participantes para entrega do certificado.
O objetivo é formar novos dançarinos que conheçam as facetas da quadrilha além do aspecto do lazer e do entretenimento. A iniciativa surgiu de Gutemberg Lopes, coordenador da quadrilha Eita Bagaceira, de Ceilândia. Entre os oficineiros, estão um historiador, um preparador físico, diretores cênicos e coreógrafos, para agregar variadas experiências e especialidades ao conteúdo ministrado.
O projeto faz parte de um recente contexto de expansão do espetáculo da quadrilha junina, a partir da consolidação de torneios competitivos entre os grupos. Tanto iniciantes quanto pessoas familiarizadas com a dança podem participar das atividades livremente. Um intérprete de libras estará disponível para inclusão de surdos também. A classificação indicativa é de 16 anos, e as inscrições gratuitas podem ser feitas em https://forms.gle/GUFdPLGJ5EhNs2568.
Datas das oficinas:
1° Encontro: 5 de fevereiro em Planaltina de Goiás/GO
Horário: 9h às 16h
2° Encontro: 12 de fevereiro no Paranoá/DF
Horário: 9h às 16h
3° Encontro: 18 de fevereiro em Samambaia/DF
Horário: 14h às 21h30
4° Encontro: 26 de fevereiro em Ceilândia/DF
Horário: 9h às 16h