Jornal Correio Braziliense

Cultura no DF

Artista de São Sebastião, Ricardo Caldeira finaliza mostra no sábado

Mostra ‘Caldeira’ faz parte do projeto Galeria de Portas Abertas, que busca trazer à Galeria Mundo Vivo, no Plano Piloto, trabalhos de artistas de regiões administrativas

Este sábado (28/1) é o último dia para visitar, na Galeria Mundo Vivo, a exposição Caldeira, do artista visual de São Sebastião Ricardo Caldeira. Aberta das 17h à meia-noite, a mostra gratuita faz parte de projeto que busca trazer ao Plano Piloto trabalhos de artistas de regiões administrativas. No último dia de exposição, haverá, a partir das 18h, programação especial de encerramento com apresentação musical.

Como iniciativa do projeto Galeria de Portas Abertas, Caldeira é objeto de divulgação da produção cultural de regiões administrativas do Distrito Federal no Plano Piloto. A produção do artista Ricardo Caldeira, morador de São Sebastião, é focada principalmente na valorização da arte negra e periférica.

Em material de divulgação, ele explica que a mostra é um panorama da produção que realizou em artes visuais, em formatos de desenho e pintura: “Eu retrato a expressão corporal humana, trazendo muito da minha vivência, do meu corpo, que é um corpo negro, um corpo LGBTQIA+, que se expressa com vida, com emoção e com muita poesia”. A exposição traz obras que misturam desenho, dança e consciência corporal.

Caldeira também é criador do projeto Desenhandanças, um ateliê aberto em que compartilha partes do processo criativo. Em 2021, ele ganhou o Prêmio Cultura LGBTQIA+ da Secretaria de Cultura do DF.

Projeto de manutenção da Galeria Mundo Vivo, o Galeria de Portas Abertas selecionou, a partir de recursos do FAC, cinco artistas de diferentes regiões administrativas para exporem os trabalhos artísticos em exposições que duram dois meses, durante a temporada 2022/2023. Em setembro, quem ganhou o espaço foi um morador da Granja do Torto.

Serviço

Galeria de Portas Abertas apresenta Ricardo Caldeira

Galeria Mundo Vivo (CLN 413, bloco D, Asa Norte). Até sábado, 28 de janeiro, das 17h a 00h45. Entrada franca.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.